2016/10/30

Microsoft cria tacto virtual com o NormalTouch e TextureTouch


Não é segredo que a MS tem investido imenso em realidade virtual e realidade aumentada (basta ver o HoloLens) e nos seus laboratórios também vai estudando formas de nos deixar tocar e sentir os objectos virtuais como se fossem reais.

O NormalTouch e TextureTouch são dois sistemas bastante curiosos, e que embora ainda estejam longe de se tornarem produtos comerciais, nos permitem ir imaginado as possibilidades de se adicionar a dimensão do toque aos sistemas de realidade virtual - e não só.

No primeiro caso, o NormalTouch é um controlador wireless que para além se seguir a posição da mão do utilizador, tem um pequeno actuador que é capaz de recriar a superfície 3D virtual, o que permite que o utilizador sinta-a como se fosse real; até mesmo quando vai deslizando o dedo por uma superfície ou objecto. Já o TextureTouch, leva o conceito ainda mais além, e em vez de uma superfície permite recriar sensações de textura utilizando uma grelha de pontos móveis. Desta forma será teoricamente possível distinguir coisas como superfícies planas lisas de outras com outros atributos.

Por agora são sistemas futuristas; mas mais interessante será tentar imaginar quanto tempo terá que passar para que olhemos para estes dispositivos como verdadeiras relíquias pré-históricas dos sistemas que nos permite "tocar" nos objectos virtuais.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)