2016/10/12

Samsung ainda não sabe porque os Galaxy Note 7 estão a estourar


Com a Samsung a já se ter resignado a cancelar o Galaxy Note 7 importa agora perceber a origem do problema - que afinal, poderá nem sequer ter a ver com as baterias.

O lançamento, recolha e cancelamento do Galaxy Note 7 vai ficar para a história como um dos maiores falhanços de sempre no sector mobile; e também um dos mais dispendiosos, pois irá custar vários milhares de milhões de euros em prejuízos directos, a que se somarão os danos a médio e longo prazo derivados deste incidente. Mas importará também analisar em detalhe o que terá estado na origem deste problema, e isso parece ser mais complicado do que se pensava, com os engenheiros da própria Samsung a continuarem sem saber porque motivo os Galaxy Note 7 estão a estourar.

Mesmo com centenas de engenheiros dedicados a essa tarefa, a tarefa de tentar replicar o que leva os Note 7 a estourar continua a ser uma verdadeira "missão impossível" - o que não será assim tão difícil de perceber... temos ouvido falar de dezenas de casos de Note 7 a arder, mas é preciso ter em conta que continuam a ser uma ínfima percentagem num universo de vários milhões de unidades. E não menos intrigante é que esse problema tenha continuado mesmo nos novos Note 7 equipados com baterias de outro fornecedor - algo que já leva algumas pessoas a suspeitar que o problema possa não ser das baterias, mas de algo como o circuito de carga rápida (embora isso não explicasse os casos em que os Note 7 arderam mesmo sem estar ligados a um carregador).


[um Galaxy Note 7 a estourar apanhado por uma câmara de vigilância]


Seja como for, mesmo que se trate de apenas 0.00001% (o que representaria 10 Galaxy Note 7 "explosivos" por cada milhão de unidades), continuará a ser uma percentagem inadmissível tendo em conta os riscos - isto sem ignorar que toda e cada bateria de lítio é uma potencial "mini-bomba", e que não é preciso muito para que nos recordem disso.

A parte positiva que poderá resultar de todo este incidente é que milhões de pessoas ficarão mais sensibilizadas para os riscos das baterias (sem invalidar que a Samsung explique o que realmente terá estado na origem do problema)... e talvez possa incentivar a que finalmente se aposte em novas tecnologias que nos tragam bateria mais seguras e eficientes.

3 comentários:

  1. Encontrei isto

    https://twitter.com/arter97/status/786002483424272384?s=09


    "Edges are too round, making each cells to have high possibilities to bend and contact with others."

    Por acaso seria estranho, visto que o edge é igual certo (?)

    ResponderEliminar
  2. 0:40 A mulher desmaiou com os fumos que apanhou daquilo ou vi mal ?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Súbita descarga de Adrenalina, devido ao facto de ter perdido um bem caro?
      Ou então, à boa maneira americana, efeitos especiais... ;)

      Eliminar

[pub]