A Microsoft quer estar na linha da frente para tornar o seu Windows Holographic na plataforma de eleição para as aplicações VR, e para o fazer parece exigir hardware modesto que colocam este sistema ao alcance da maioria dos utilizadores.
Na mais recente versão do Windows 10 de testes a MS já inclui um programa que avalia o computador para saber se está apto a correr o Windows Holographic, e os requisitos mínimos parecem ser bastante modestos:
- ter 4GB de RAM
- uma porta USB 3.0
- placa gráfica DirectX 12
- CPU quad-core (incluindo os dual-core com HyperThreading)
Ou seja, praticamente qualquer computador recente, mesmo dos mais económicos, estará apto a entrar no mundo "holográfico" e de realidade virtual que a MS está a preparar. Mundo esse que deverá começar a materializar-se já no próximo ano, pois são vários os parceiros (como a Acer, Asus, etc.) que estão a preparar óculos VR para Windows, com preços a começar nos $299.
Idealmente, esperemos que o mercado siga no sentido de uniformizar os sistemas VR, de modo a que se crie um ecossistema compatível onde seja possível usar quaisquer óculos VR em qualquer plataforma, e o mesmo para os seus controladores (do mesmo modo que se pode ligar um monitor, rato e teclado, a qualquer computador, ou consola, sem pensarmos se irá funcionar.)
Continuo sem entender a questão do objectivo da MS querer trazer o holographic para o mainstream. Duvido seriamente que isto pegue. A história tem me dito que tudo o que envolve a colocação de óculos não tem tração. Quantas e quantas pessoas vêm mal e mesmo assim não colocam os simples óculos de ver quando estão a ler?!
ResponderEliminarÉ isso mesmo João.. a diferença é que isto é moda, e se é passageira o tempo o dirá!
Eliminar