2016/12/14

Amazon já faz entregas via drones no Reino Unido... mas só para 2 clientes


Aquilo que parecia ser apenas uma piada de 1 de Abril está a tornar-se realidade mais depressa do que se pensava, e no Reino Unido a Amazon já está a fazer entregas utilizando drones... mas por agora apenas para dois clientes.

O Amazon Prime Air quer revolucionar o processo de entregas fazendo chegar aos clientes as suas compras num período de tempo ultra-reduzido. Para isso recorrem aos drones como sistema de transporte final da cadeia automatizada de logística; e que já está a ser posto à prova no Reino Unido... para duas pessoas. Estes dois beta testers podem dar uso ao serviço sempre que quiserem, como se o mesmo fosse já um serviço oficial, mas tendo em conta algumas restrições: as entregas só podem ser feitas durante o dia e caso existam condições atmosféricas que permitam o voo em segurança (nada de esperar entregas em dias de tempestade portanto).

O que se ganha com tudo isto? Na primeira compra o cliente recebeu os produtos que tinha comprado (um stick Fire TV e pipocas) em apenas 13 minutos!

Este tempo reduzido vai muito para além do simples comodismo, pois a vertente mais interessante é imaginar como isto pode revolucionar a forma como lidamos com os produtos. Actualmente as pessoas compram muitas coisas que podem passar toda a vida no fundo de uma gaveta, apenas para nos darem a segurança de que as temos "se um dia vier a ser preciso" e nos quisermos antecipar à eventualidade de ter que as ir comprar na hora. Se soubermos que qualquer produto que se deseje pode estar a menos de 15 minutos de distância, deixa de fazer sentido acumular coisas "que possam vir a ser necessárias" - sendo que se se multiplicarem essas pequenas compras por centenas ou milhares de milhões de pessoas... já pode ter uma ideia do impacto que isso terá a nível global.

Claro que até lá ainda muito há a fazer... mas se calhar, daqui por 10 anos, já acharemos normal ver drones a voar pelos céus a fazerem entregas... :)

1 comentário:

  1. Da forma como isto é apresentado, não posso concordar minimamente com o conceito. Ajuizando pelo vídeo apresentado, a coisa apenas funcionaria para proprietários de moradias com quintais onde o drone pudesse aterrar.

    Então e quem vive em blocos de apartamentos sem espaços disponíveis para o efeito?
    Claro que não critico de forma gratuita. A meu ver, isto poderia resultar de forma muito mais "democrática" através de parcerias locais com empresas e/ou instituições com espaços disponíveis para o efeito, onde os clientes se deslocassem para efetuar o levantamento dos produtos, mais ou menos como quem vai a uma estação de correios levantar encomendas.

    Claro que não duvido que quem é mais abastado terá sempre maiores vantagens nesta vida no que quer que seja, e este exemplo em particular é um deles, mas quem tiver olho para a coisa e conseguir "democratizar" este conceito, irá, obviamente, dominar o mercado.

    ResponderEliminar