2016/12/10

Magia do Magic Leap está a anos de se tornar realidade?


Trabalhar em projectos secretos que se vão arrastando por anos e anos sem mostrar nada publicamente faz com que, inevitavelmente, alguém surja para os acusar de serem "vaporware" - e agora é isso que acontece com a Magic Leap.

A Magic Leap tem recebido investimentos de milhares de milhões de dólares, prometendo uma tecnologia que parece retirada dos filmes de ficção científica, onde temos imagens em realidade aumentada que quase se podem confundir com as imagens do mundo real. Mas agora surge um artigo que diz que a empresa tem estado a enganar tudo e todos, e que a sua tecnologia está muito longe de conseguir fazer aquilo que promete.

Parte da justificação não deixa de ser um pouco estranha, pois acusam a Magic Leap de enganar os consumidores com vídeos falsos, referindo-se ao vídeo que fez sucesso no ano passado:




Só que logo nessa altura a Magic Leap tinha dito que se tratava de um "concept video" que visava dar a conhecer o tipo de coisa que se tornaria possível com a sua tecnologia.

Desde então a Magic Leap já revelou vídeos gravados directamente através do seu sistema, sem qualquer efeito de pós-produção, e que validam a capacidade de criar as tais imagens virtuais no mundo real.






Até acredito que a empresa tenha dificuldades em miniaturizar esta tecnologia de forma a conseguir condensá-la nuns óculos de aspecto normal, em vez de algo ao estilo de um HoloLens; mas daí a acusar a empresa de nos enganar, devido a um vídeo que desde logo tinha sido indicado como um "concept video"... parece-me que vai um grande passo. Para além do mais, as poucas pessoas que têm tido oportunidade de experimentar a sua tecnologia têm ficado completamente sideradas, incluindo algumas pessoas que não são facilmente impressionáveis e que não têm problemas em criticar as coisas más (uma delas até compara o seu potencial transformador ao do iPhone).

Seja como for, seria conveniente a Magic Leap dar-nos um pouco mais de informações quanto aos seus planos. Revelarem quando é que se poderá esperar alguma novidade, quer seja em 2017, ou só para 2018, ajudaria a acalmar os ânimos de todos aqueles que gostariam de ver isto a funcionar "já amanhã"!


Actualização: e veio mesmo dar mais algumas informações, dizendo que já estão em processo de preparar a produção em volume... e que está para breve a chegada ao mercado. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)