2017/01/17
Pack redes sociais da Vodafone dá nova machadada na neutralidade dos dados
A Vodafone dá mais um passo no sentido de tornar realidade o futuro que tanto tememos, disponibilizando um pacote de dados... válido apenas para (algumas) redes sociais.
Quando defendemos a neutralidade da internet, mesmo quando isso até parece ir contra alguns "benefícios" para os utilizadores (como os operadores que oferecem tráfego ilimitado para alguns serviços específicos) é precisamente por sabermos que isso será apenas o primeiro passo para um futuro com uma internet completamente fragmentada. E infelizmente é a Vodafone que nos vem dar razão, com um pacote de dados dedicado às redes sociais.
Este Pack Redes Sociais - que foi lançado há alguns meses mas só hoje reparei nele, ao receber um SMS promocional a convidar-me para aderir - promete dar aos utilizadores liberdade total para aceder às suas redes sociais "sem gastar dados", por apenas mais 5 euros mensais (a somar ao seu tarifário normal).
Ora bem, para começar, a definição de "Redes Sociais" da Vodafone é bastante restrita, limitando-se este serviço aos acessos ao Facebook, Instagram e Twitter. Depois, há também que ter em conta que o tráfego incluído refere-se apenas ao uso das respectivas apps (e não em acessos via web), e que também não inclui tráfego com origem em fontes terceiras, mesmo quando vistos a partir das apps destas redes sociais: ou seja, se alguém vos enviar um vídeo do YouTube através do Facebook ou Twitter, esses dados serão contabilizados e pagos. E por fim o "sem gastar dados" deste pacote traduz-se, na realidade, em 10GB de dados, como indicado nos detalhes da sua Política de Utilização Responsável.
Se isto ainda não vos parece assustador, esperem até que chegue o dia em que os tarifários de acesso à internet serão um labirinto de opções em que terão que seleccionar quantos gigabytes de dados irão querer para aceder a redes sociais, se vão querer alguns gigabytes para aceder a serviços de vídeo, se vão querer pagar a taxa mensal extra para poderem usar tráfego P2P, sem esquecer a taxa de downloads e de acesso a VPNs, mas que apenas estará disponível caso optem pelo pack "ainda sou do tempo em que todos os dados eram iguais".
Por quanto mais tempo irá ser permitido aos operadores tentarem a sua sorte com estas medidas, até que alguma entidades responsável, quer nacional quer a nível Europeu, ponha um travão nesta afronta ao princípio da neutralidade dos dados?
Nota/sugestão: muito mais positivo teria sido disponibilizarem um pack de 10GB de dados por 5 euros mensais... e sem dúvida que também teria direito a notícia... mas das positivas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O que me preocupa verdadeiramente, é que os reguladores estão a caminhar no mesmo sentido. Nos EUA e com a Administração Trump, a Net Neutrality vai às urtigas. Na UE, veremos o que acontecerá... a tendência é inventar novas regras absolutamente ridículas na regulação da Web... será a Net Neutrality a excepção?
ResponderEliminarFui verificar se o meu Yorn tem ainda zero-rating para isso e para o Spotify e 5GB para youtube e twitch... ainda tem... :)
ResponderEliminarNoutros países as entidades de UE já foram atrás de operadoras por causa desta brincadeira, não entendo porque em Portugal não aconteceu nada ainda…
ResponderEliminarLamentável.
ResponderEliminara vergonha do costume!..tentar enganar os tolos!
ResponderEliminar