2017/04/28

Apple explora carregamento wireless via routers WiFi


O carregamento wireless é algo onde seriam bem vindas algumas melhorias revolucionárias, e parece que a Apple também está interessada nisso, como revelam algumas das suas patentes.

Há muitos anos que temos acesso a smartphones com carregamento wireless (nos Galaxy S dos últimos anos até temos o suporte para os dois principais standards, PMA e Qi), mas a Apple ainda não aplicou esta tecnologia a nenhum iPhone, embora no Apple Watch já o faça. É algo que se espera que mude este ano com a chegada dos novos iPhones; mas olhando-se mais para o futuro, a Apple tem ideias mais ambiciosas para o carregamento wireless de longa distância.

Até ao momento os sistemas de electricidade "sem fios" têm-se limitado a permitir o carregamento a distâncias extremamente reduzidas, de alguns milímetros, significando que para todos os efeitos práticos, o carregamento só pode ser feito pousando-se o smartphone sobre uma base de carregamento. Nesta patente da Apple vemos que o seu objectivo seria utilizar as frequências já destinadas ao WiFi (2.4GHz, 5GHz, e os 50GHz do WiGig) para simultaneamente permitir as comunicações e permitir o carregamento a distâncias de vários metros - coisa que muitos têm tentado, mas o tempo passa e continuam sem nada para mostrar (ou pelo menos, dizem que ainda nem sequer pensam em datas para ter algo no mercado).

Claro que por agora não passa de uma patente que, como tantas outras, poderá não resultar em nada em concreto e ter sido pedida apenas como forma de "reservar" este tipo de tecnologia. Mas, que a apresentação de um iPhone que, sem que ninguém o esperasse, pudesse ser recarregado assim que se entrasse numa sala com um router WiFi capaz de fornecer energia, seria capaz de por o publico a delirar, lá isso seria!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)