2017/04/05

Site do MBnet deixa de gerar cartões temporários em Julho


Quem usar o site do MBnet para gerar os seus cartões temporários para maior controlo e segurança nas compras que faz, terá que encontrar alternativa a partir de Julho.

A partir de Julho deste ano deixará de ser possível criar cartões temporários através do site MBnet, passando isso a ser feito exclusivamente através da app MB Way e dos meios disponibilizados pelos respectivos bancos (que poderão fazê-lo através dos seus serviços web ou das suas apps de mobile banking.)

Se fazem parte do grupo de pessoas que usava o site MBnet, está na altura de se irem preparando para esta alteração, quer através da app MB Way, que será provavelmente a forma mais prática de o fazerem, ou - para quem não quiser depender de apps - começarem a pressionar o vosso banco para que trate de disponibilizar uma forma prática de gerarem cartões MBnet a partir das suas plataformas de acesso online.

É um pouco estranho ver o site do MBnet deixar de prestar este serviço através da web quando continua a promover a app MB Way para o fazer... mas... vá-se lá perceber porque motivo estas entidades fazem o que fazem... (Talvez daqui a uns anos venham a descobrir que a única plataforma verdadeiramente universal é a web - ou talvez possam perguntar a quem achou que seria boa ideia fazer apps exclusivas para Symbian ou BlackBerry para aceder aos seus serviços...)


Actualização: a SIBS contactou-nos para dizer que o motivo do encerramento está relacionado com uma nova regulamentação europeia que entrará em vigor no próximo ano.

No seguimento da notícia ontem veiculada pelo Aberto Até de Madrugada, com o título Site do MBnet deixa de gerar cartões temporários em Julho vimos por este meio informar que a partir de julho deixará de ser possível gerar cartões temporários através do site MB NET, devido à preparação da aplicação de uma nova regulamentação europeia que irá entrar em vigor em 2018. Procurando sempre oferecer meios de pagamento simples, cómodos e rápidos os utilizadores do MB NET podem gerar os seus cartões através da app MB WAY.

Quem ainda não for aderente, pode fazê-lo através da página de criação de cartões no site MB NET. Basta efetuar o login, introduzir o número de telemóvel e alguns dígitos do cartão bancário associado ao MB NET e definir o PIN MB WAY (6 dígitos). Para utilizar o MB NET através do MB WAY basta aceder à app no smartphone ou tablet e no ecrã de ‘Cartões’, escolher a opção ‘Gerar cartão’. De seguida, selecionar o tipo de cartão MB NET pretendido ‘Compra única’ ou ‘Cartão Comerciante’ – e definir o valor de acordo com as compras que pretende realizar. Para finalizar a operação, basta inserir o PIN MB WAY na app e terminar a compra online com o cartão MB NET.

Com o MB WAY para além de realizarem as suas compras online em segurança com MB NET, os utilizadores podem também fazer compras através do seu número de telemóvel em comerciantes aderentes e transferências interbancárias imediatas, sem necessidade de NIB/IBAN.

20 comentários:

  1. Evolução e Regressão, há muitos que não entendem a diferença entre ambos e depois dá nisto.

    ResponderEliminar
  2. Tenho utilizado a plataforma MB Way e acho-a bem mais prática e organizada que o MB Net. Inclusive para pagamentos em lojas físicas torna-se bem mais fácil e rápido. De minha parte não sentirei falta.

    ResponderEliminar
  3. Sempre usei a app mbway e funciona bem, por isso nao me faz diferença.

    ResponderEliminar
  4. Tenho cartões de crédito os quais não consigo associar ao MB Way mas conseguia através do site criar os cartões temporários. Não faz nenhum sentido esta alteração!!!

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Eu uso na App do novo banco e funciona muito bem. Não sei se justifica apagarem Esse função do site, era uma forma muito simples via desktop de se conseguir fazer.

      Eliminar
  6. Não se usa o site, usa-se a app MB Way.
    Como a app funciona bem, não há espiga.
    Quanto à criação de cartões de crédito virtuais passar a ser apenas através da app (sem problema nenhum), os motivos podem ser vários, entre eles a utilização da app ser mais segura que o acesso web.

    ResponderEliminar
  7. Conheço quem foi vitima de "roubo" no mbnet pois criaram-lhe um cartão virtual sem consentimento e usaram.
    Sempre achei que faltava no mbnet autenticação 2 factores, juntamente com sms tlm.
    Cheguei a sugerir isso para a SIBS e "chutaram" para canto.
    Promoção do MBWAY, evitar mais "ataques" pouco conhecidos pelo publico ao contrario dos do MGeral, etc?
    Talvez mas as alternativas existem e funcionam.
    Não fará falta e espero que desliguem MESMO os acessos. O que vai acontecer às contas actuais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso foi alguém da casa da vítima, aposto.
      "A ladrões da casa não se fecha a porta"
      O "dois factores" era o envio de um SMS para o telemóvel da vítima? Muito vulnerável.

      P.S. Conjetura apenas e nenhuma intenção de ofender ninguém.

      Eliminar
    2. POis conheço alguém assim.
      Aposto que clonaram o cartão numa loja que conheço bem e que tem as camaras de vigilância a apontar para o local da caixa onde a pessoa coloca o código no multibanco.
      Depois com o cartão e o código criaram mbnet até serem detetados, de uma sexta para segunda, e usaram os cartões mbnet jogar num site em malta de um casino online... um cartão conseguiu-se cancelar, mas o outro... lá foram 700 euros. Chateei tanto o banco de Portugal referindo que nestes casos o mbnet não é seguro, porque os bancos não informavam se tinha aderido ao mbnet e quando se criavam cartões. E disse ao BP que o banco não iria assumir a despesa, mas que o BP teria de verificar no futuro se o mbnet era tão bom e seguro como diziam e para não cair esse estudo em saco roto... foi em 2012

      Eliminar
  8. Que péssima noticia. Uso bastante o MBnet para nivel pessoal e empresarial. Vou ter que me adaptar, mas é triste ver este tipo de medidas de "Evolução e Regressão" como já foi aqui dito...

    ResponderEliminar
  9. não sei mas se calhar o mercado de emuladores android vai crescer mais 0.01% com isto

    ResponderEliminar
  10. Uso os cartões temporários do MBNET em mais de 95% da compras que faço online... péssima noticia!

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. exacto,usando o site é mais facil fazer copy/paste do nº do cartão do que estar agora a copiar os numeros do cartao gerado no MBWay :-(

      Eliminar
  12. E quem não tem tablets nem smartphones que se lixe!

    ResponderEliminar
  13. Existe a aplicação para windows 10 na loja

    ResponderEliminar
  14. Tb pensava que já estava lixado, pois não utilizo smatphone, mas instalei a app para W10, veremos como funciona.

    A única vantagem, poderá ser evitar o fishing deste tipo:

    https://forum.zwame.pt/threads/ajuda-roubaram-me-a-password-do-mbnet.982399/

    Mas quem vai utilizar esta app em smartphone, muito cuidado, principalmente me hotspot público.

    ResponderEliminar

[pub]