2017/05/20

Windows 10 S sem acesso aos Linux na Windows Store


A aproximação da MS ao Linux foi reforçada com a indicação de que o Ubuntu, Suse e Fedora iriam estar na Windows Store; mas isso não significa que o mais limitado Windows 10 S possa tirar partido disso.

O Windows 10 S só poderá correr apps que estejam na Windows Store, mas agora a Microsoft veio esclarecer que isso não significa que vá correr todas as apps que por lá se encontrem. Mais concretamente, a MS refere que o 10 S não terá acesso a apps que ofereçam linha de comandos, shells ou consolas, por considerar que as mesmas não são adequadas para esta plataforma.

Os próprios "cmd/PowerShell" e Windows Console também não funcionarão no Windows 10 S, e o mesmo se aplica aos interfaces de linha de comandos do subsistema Linux que a MS fez chegar ao Windows 10 (completo). A Microsoft relembra que os utilizadores que habitualmente precisam de aceder a estas coisas estarão melhor servidos com uma versão completa do Windows 10... mas não deixará de ser estranho estar a limitar tanto as coisas num sistema que é vocacionado para a educação (esperemos que ao menos o Windows 10 S possa correr máquinas virtuais onde os alunos possam experimentar distros Linux ou outras.)

Fica a informação, de mais uma coisa a ter em conta caso no futuro tenham que vir a equacionar a opção entre uma máquina com Windows 10 S e a eventualidade de fazerem upgrade para o Windows 10 completo...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)