2017/08/19

Anacom acaba com campanha de 2GB "oferecidos" no MEO


A polémica campanha do presente envenenado dos 2GB "oferecidos" do MEO parece - finalmente - já ter gerado reclamações suficientes, ao ponto da Anacom pedir o fim da campanha nos moldes actuais, e para o MEO efectuar as devidas alterações para corrigir a situação.

Embora possa parecer ridículo reclamar-se de algo oferecido, a questão é que esta era uma oferta com segundas intenções, onde a prenda dos 2GB acabaria por ser pagar nos meses seguintes, de forma automática, a não ser que os clientes expressamente cancelassem a dita oferta.

É absurdo imaginar que um operador pudesse fazer tal coisa, "oferecendo" coisas que o cliente iria ter que pagar sem consentimento expresso (bastaria estar o mês de férias sem acesso ao telemóvel, para que ao regressar, descobrir que tinha valores extra para pagar); e ainda bem que a Anacom - mesmo que por pressão do volume de reclamações - vem demonstrar que este tipo de tácticas não pode ser tolerado. Segundo eles, a tentativa de "fazer equivaler o silêncio dos assinantes a uma declaração de aceitação" é "lesiva dos interesses dos assinantes e incompatível com diversas disposições legais, nomeadamente, da Lei das Comunicações Electrónicas".

Para além do cancelamento da campanha, a Anacom determina:

  • A comunicação, aos assinantes que já tenham sido contactados, de que aquelas propostas de alteração contratual só se efetivam se estes manifestarem expressamente o seu acordo por escrito.
  • A proibição de cobrança de quaisquer quantias associadas ao tráfego adicional sem que os assinantes tenham dado o seu acordo expresso.


Além do mais, nos moldes actuais, temos tido relatos de pessoas que, mesmo depois de terem ligado para o MEO para cancelarem a oferta, e lhes ter sido dito que estava cancelada, continuam a ter no seu painel de cliente a indicação que a mesma se encontra activa, e com o consumo de dados a descontar simultaneamente no tarifário base e no tarifário promocional (assim não custa oferecer 2GB de dados).


Falta ver como o MEO irá lidar com a situação, sendo que a opção mais lógica seria simplesmente alterar o processo de adesão automática para um processo de adesão por confirmação dos clientes. Ou seja, quem quiser manter os 2GB extra ao preço de €4/mês, que envie um SMS a aderir ou o faça na sua área de cliente.

... E isto, claro, assumindo que a contagem do tráfego será rectificada para não estar a descontar a duplicar.

6 comentários:

  1. Mais vale tarde que nunca!

    ResponderEliminar
  2. Hoje ao consultar o meu saldo verifico que para além dos 2GB de oferta (750 MB base + 2GB promo) ainda tive direito a mais 2GB ( 4,75 GB total ) X)

    ResponderEliminar
  3. O problema é que os ISP's o fazem com segundas intenções ou seja actuam com sentido de fi*** da p*** de puro lucro sem consequência pois já sabem que não acontece nada com a preciosa ajuda do regulador que não funciona!

    ResponderEliminar
  4. Não está a descontar em duplicado, no meu caso quando surgiu a oferta já tinha consumo no plafond normal, por isso aparece consumo em ambos...

    ResponderEliminar
  5. O mais engraçado é que este mês estão a duplicar a fatura como se no mês passado os clientes não tivessem pago, ATENÇÃO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TB te aconteceu isso? Pensei ser um caso isolado, nem entendo como fazem isso, especialmente na minha parte que tenho débito direto

      Eliminar