2017/11/10

Carregamento SuperCharge da Huawei

O SuperCharge é o sistema de carregamento rápido da Huawei, e pusemo-lo à prova para ver quanto tempo demorava a recarregar o seu mais recente Mate 10 Pro.


Um dos pontos fortes dos smartphones da Huawei, é o seu sistema de carregamento rápido. Os processadores Kirin são bastante eficientes mas, inevitavelmente, a bateria chegará sempre ao temível "0%". Quando tal acontece, interessa poder regressar aos 100% o mais rapidamente possível, e daí as várias propostas de carregamento rápido que têm surgido no mercado. A Qualcomm disponibiliza o Quick Charge para os Snapdragon, a OnePlus tem o Dash Charge, e a Huawei, por seu turno, tem o SuperCharge .


Para testar o Huawei SuperCharge , utilizamos o Mate 10 Pro com o cabo USB-C e carregador que o acompanha este smartphone. No início do processo de carregamento a bateria tinha 2% de carga. A evolução do carregamento foi a que se segue.


A bateria de 4000mAh do Mate 10 Pro demorou uma hora e 33 minutos a ser carregada, sendo que para atingir os 90% de carga, necessitou apenas de uma hora.






O carregador que acompanha o Mate 10 Pro permite efectuar o carregamento da bateria com relações variáveis de tensão e corrente, com um máximo de 5V/4.5A. Esta relação foi utilizada até cerca dos 60% de carga, tendo depois baixado de forma gradual. Este desempenho não é propriamente inédito, pois tanto o Pixel 2 como o OnePlus 5 têm comportamento idêntico até este nível de carga (embora com capacidade total inferior, de 3520mAh e 3300mAh, respectivamente).

Onde o SuperCharge da Huawei consegue superar o desempenho do Quick Charge e do Dash Charge é na parte final do carregamento. O Pixel 2, como já tivemos oportunidade de apresentar, nada tem de rápido nesta fase e o OnePlus 5 que chega aos 91% em 61 minutos, demora mais 24 minutos (85 no total) para completar a carga.


No caso do Mate 10 Pro, a bateria atinge os 90% de carga nos mesmos 61 minutos do OnePlus 5 e chega aos 100% após mais 32 minutos, mais 7 minutos que o OnePlus, mas com a desvantagem de ter de carregar mais 700mAh. No caso deste teste, foi registado o carregamento de 3792mAh, para uma capacidade total de 4000mAh.

Fica assim demonstrado o bom desempenho que o Huawei SuperCharge disponibiliza, permitindo num curto espaço de tempo uma carga completa. A bateria do Mate 10 Pro permite uma utilização despreocupada, mas mesmo que sejam utilizadores super intensivos, o sistema de carregamento rápido será um excelente aliado.


Devem no entanto ter em atenção que, para obter estes resultados, será necessário utilizar o carregador e cabo USB que a marca disponibiliza com o smartphone. Com a nova linha de acessórios Made for Huawei passará a ser mais simples a aquisição de um segundo conjunto de carregador mais cabo que permitam obter estas prestações, mas até lá, nada como optarem pelos produtos oficiais.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Mas quem normalmente deixa o telemóvel a carregar na mesa de cabeceira de um dia para o outro não faz mais sentido usar um carregador lento para poupar a bateria a cargas rápidas e aquecimentos desnecessários?
    Para a carga habitual do meu Pixel 2 tenho usado um carregador USB de 10€ do IKEA (KOPPLA) que tem 3 portas USB e dá 3.4A no total ou 2.4A por porta, e dizem que internamente tem os isolamentos e medidas de segurança bem implementados, e por enquanto não tenho necessitado de o carregar a meio do dia. (que tb é um bom sinal)

    ResponderEliminar

[pub]