O SuperCharge é o sistema de carregamento rápido da Huawei, e pusemo-lo à prova para ver quanto tempo demorava a recarregar o seu mais recente Mate 10 Pro.
Um dos pontos fortes dos smartphones da Huawei, é o seu sistema de carregamento rápido. Os processadores Kirin são bastante eficientes mas, inevitavelmente, a bateria chegará sempre ao temível "0%". Quando tal acontece, interessa poder regressar aos 100% o mais rapidamente possível, e daí as várias propostas de carregamento rápido que têm surgido no mercado. A Qualcomm disponibiliza o Quick Charge para os Snapdragon, a OnePlus tem o Dash Charge, e a Huawei, por seu turno, tem o SuperCharge .
Para testar o Huawei SuperCharge , utilizamos o Mate 10 Pro com o cabo USB-C e carregador que o acompanha este smartphone. No início do processo de carregamento a bateria tinha 2% de carga. A evolução do carregamento foi a que se segue.
A bateria de 4000mAh do Mate 10 Pro demorou uma hora e 33 minutos a ser carregada, sendo que para atingir os 90% de carga, necessitou apenas de uma hora.
O carregador que acompanha o Mate 10 Pro permite efectuar o carregamento da bateria com relações variáveis de tensão e corrente, com um máximo de 5V/4.5A. Esta relação foi utilizada até cerca dos 60% de carga, tendo depois baixado de forma gradual. Este desempenho não é propriamente inédito, pois tanto o Pixel 2 como o OnePlus 5 têm comportamento idêntico até este nível de carga (embora com capacidade total inferior, de 3520mAh e 3300mAh, respectivamente).
Onde o SuperCharge da Huawei consegue superar o desempenho do Quick Charge e do Dash Charge é na parte final do carregamento. O Pixel 2, como já tivemos oportunidade de apresentar, nada tem de rápido nesta fase e o OnePlus 5 que chega aos 91% em 61 minutos, demora mais 24 minutos (85 no total) para completar a carga.
No caso do Mate 10 Pro, a bateria atinge os 90% de carga nos mesmos 61 minutos do OnePlus 5 e chega aos 100% após mais 32 minutos, mais 7 minutos que o OnePlus, mas com a desvantagem de ter de carregar mais 700mAh. No caso deste teste, foi registado o carregamento de 3792mAh, para uma capacidade total de 4000mAh.
Fica assim demonstrado o bom desempenho que o Huawei SuperCharge disponibiliza, permitindo num curto espaço de tempo uma carga completa. A bateria do Mate 10 Pro permite uma utilização despreocupada, mas mesmo que sejam utilizadores super intensivos, o sistema de carregamento rápido será um excelente aliado.
Devem no entanto ter em atenção que, para obter estes resultados, será necessário utilizar o carregador e cabo USB que a marca disponibiliza com o smartphone. Com a nova linha de acessórios Made for Huawei passará a ser mais simples a aquisição de um segundo conjunto de carregador mais cabo que permitam obter estas prestações, mas até lá, nada como optarem pelos produtos oficiais.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMas quem normalmente deixa o telemóvel a carregar na mesa de cabeceira de um dia para o outro não faz mais sentido usar um carregador lento para poupar a bateria a cargas rápidas e aquecimentos desnecessários?
ResponderEliminarPara a carga habitual do meu Pixel 2 tenho usado um carregador USB de 10€ do IKEA (KOPPLA) que tem 3 portas USB e dá 3.4A no total ou 2.4A por porta, e dizem que internamente tem os isolamentos e medidas de segurança bem implementados, e por enquanto não tenho necessitado de o carregar a meio do dia. (que tb é um bom sinal)
Havendo tempo, não vejo porque não. É exactamente o que eu faço.
EliminarQuando a bateria atingi os 100% de carregamento na tela do p10 Pro e P20 pro não avisam. Tem alguma funcao que permita, outra pergunta, quando atinge os 100% devo deixar alguns minutos a mais carregando?
ResponderEliminarNão, quando está carregado, é desligar. Aliás, o que muitos especialistas aconselham é a não carregar até 100%, nem deixar descarregar na totalidade
Eliminar