2018/03/29

Facebook guarda vídeos que utilizadores pensavam nem existir


Com o Facebook sob escrutínio, vão-se descobrindo cada vez mais detalhes que confirmam as muitas preocupações com o tratamento dos dados dos utilizadores; neste caso descobrindo-se que por lá permanecem vídeos que os utilizadores nem sabiam que existiam.

Quem tem dado uso à funcionalidade de pedir todos os dados que o Facebook tem sobre si tem descoberto coisas bastante curiosas (como o histórico de chamadas e mensagens) e entre as quais também se incluem vídeos que se pensavam nunca ter ficado guardados.

Quando se grava um vídeo directamente no Facebook, é apresentada um preview antes da publicação do mesmo, para que os utilizadores confirmem se está como pretendiam; caso esteja, podem clicar para publicar, caso contrário podem repetir a gravação. Até aqui nada de mal, é um procedimento perfeitamente normal e lógico... O problema é que todos esses vídeos que se pensavam terem sido descartados continuam a ser guardados pelo Facebook.

Ou seja, imagine-se que estavam a gravar um vídeo no Facebook e que, por qualquer motivo, apanharam momentaneamente algo que não deveria ser visto publicamente. Passam à frente para fazer nova gravação, confiantes de que o vídeo anterior desapareceu... só que na verdade continua a lá estar; acessível a um qualquer funcionário mais bisbilhoteiro do Facebook, ou às autoridades que solicitarem toda a informação que o Facebook tenha sobre vocês, ou eventualmente a familiares e amigos que venham a ter acesso à vossa conta por um motivo ou por outro.

Novamente, é mais um dos casos em que o Facebook está tecnicamente salvaguardado, pois nas condições do serviço está expresso o consentimento de que irá captar e guardar as nossas imagens (de outra forma o utilizador não estaria a gravar lá um vídeo)... mas guardar gravações que o utilizador pensaria estarem a ser descartadas é subverter as regras e um abuso da confiança dos utilizadores.


Isto demonstra o verdadeiro problema que terá que ser enfrentado, e que não se limita a ter regras bem claras - importará garantir que estes serviços não abusam das permissões que tecnicamente são dadas, de formas que vão para além do que seria esperado. Por exemplo, pedir o acesso aos contactos para procurar amigos é algo que muitos poderiam aceitar; mas com isso não querem que todas as suas chamadas e mensagens passem a ficar registados; da mesma forma que lá por se dar acesso à câmara a uma app que faz efeitos em vídeos, não lhe deverá dar o direito para que de hora a hora grave um vídeo automático que é enviado para algures... (algo que tanto tem preocupado a Google que no próximo Android P até teremos restrições adicionais que limitam o acesso à câmara, microfone e sensores por apps em background).

É pena termos chegado a este ponto em que se tem que desconfiar de tudo e todos, não se podendo confiar nas apps que instalamos, nem nos equipamentos que usamos... Cabe-nos a nós fazer a nossa pequena parte para que as coisas possam melhorar para o futuro.

1 comentário: