Um pai ficou surpreendido, ao testar o modo Remaster das fotos no seu Samsung Galaxy S23 Ultra, ao descobrir que o processo de melhoria de fotos da Samsung adicionou dentes ao seu bebé de sete meses. Este é mais um caso que levanta a questão sobre se não se estará a ir longe demais a nível da manipulação das fotos, nomeadamente ao nível de adicionar coisas que não estão na imagem.
O caso pode ser desvalorizado por se tratar de um processo que tem que ser seleccionado manualmente e não é aplicado de forma automática no momento de tirar a foto. Mas, mais uma vez, a explicação da Samsung deixa bastante a desejar.This is how gross Remastering is on the @SamsungMobile @Samsung #S23Ultra #SamsungS23Ultra. AI casually adding teeth to a 7 month old baby. NO ONE ASKED FOR THIS! pic.twitter.com/X9WUHWS2Hr
— Apricot Lennon 🐱🥙 (@earcity) March 22, 2023
A Samsung diz que o modo Remaster das fotografias apenas "remove sombras e reflexos para fazer com que as fotografias fiquem melhores"; mas nenhum desses processos seria capaz de criar dentes "por magia", denunciando que existe processamento adicional que está a ser feito, e que adiciona às fotos coisas que simplesmente não existem na imagem captada (ao estilo do que é feito com a lua).
É certo que há apps e smartphones que oferecem filtros de "beleza" que podem fazer coisas como remover imperfeições da pele, ou tornar os dentes mais brancos, mas quando se chega ao ponto de começar a adicionar dentes a rostos que não têm dentes talvez esteja na altura de reconsiderar se não se terá ido longe demais.
Pessoalmente, confesso que estava à espera de ver alguém a apanhar uma foto de um semáforo com luz amarela a ser substituído por uma lua, ao estilo do Autopilot da Tesla que pensava que a lua era um semáforo...
Não me liguem, estou só à espera do Samsung fanboy vir choramingar. Não demores muito que já fiz as pipocas.
ResponderEliminarUau, agora até já se critica a Tesla em posts não-Tesla
ResponderEliminar