Depois de mais um período de silêncio, o Twitter revela finalmente os seus planos de acesso pago à API, que mantém um acesso gratuito mas bastante limitado.
Sob a gestão de Elon Musk, o Twitter proibiu apps não oficiais e anunciou que o acesso à sua API passaria a ser pago. Agora ficamos a saber os detalhes sobre as formas de acesso à API.
Os actuais modos de acesso à API do Twitter serão encerrados ao longo dos próximos 30 dias, e em seu lugar será necessário optar por uma das três novas modalidades:
- Free — Acesso gratuito, que permite publicar até 1500 tweets por mês
- Basic — $100/mês, permite publicar 3000 tweets por mês por utilizador, ou 50 mil por app, e leitura de até 10 mil tweets
- Enterprise — Planos personalizados para necessidades de acesso mais elevado. Os preços vão dos 40 mil dólares a mais de 100 mil dólares por mês
Embora a modalidade gratuita resolva o problema do acesso básico que tinha ficado esquecido quando Musk anunciou a API paga, estas novas modalidades continuam a ser bastante limitadas e vão levar ao encerramento de inúmeras ferramentas e projectos. Outros dizem que só será possível manterem o serviço com um substancial aumento de preço. Também se poderá questionar os níveis de referência de Elon Musk, que acha que a modalidade de $100 por mês é adequada para "hobbyists".Introducing a new form of Free (v2) access for write-only use cases and those testing the Twitter API with 1,500 Tweets/month at the app level, media upload endpoints, and Login with Twitter.
— Twitter Dev (@TwitterDev) March 29, 2023
Get started: https://t.co/CqCRD3vbE5
De uma forma ou de outra, até ao final do próximo mês todos terão que se submeter aos novos planos de acesso ou abandonarem o Twitter.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)