2023/03/30

Twitter revela planos de acesso à API

Depois de mais um período de silêncio, o Twitter revela finalmente os seus planos de acesso pago à API, que mantém um acesso gratuito mas bastante limitado.

Sob a gestão de Elon Musk, o Twitter proibiu apps não oficiais e anunciou que o acesso à sua API passaria a ser pago. Agora ficamos a saber os detalhes sobre as formas de acesso à API.

Os actuais modos de acesso à API do Twitter serão encerrados ao longo dos próximos 30 dias, e em seu lugar será necessário optar por uma das três novas modalidades:
  • Free — Acesso gratuito, que permite publicar até 1500 tweets por mês
  • Basic — $100/mês, permite publicar 3000 tweets por mês por utilizador, ou 50 mil por app, e leitura de até 10 mil tweets
  • Enterprise — Planos personalizados para necessidades de acesso mais elevado. Os preços vão dos 40 mil dólares a mais de 100 mil dólares por mês

Embora a modalidade gratuita resolva o problema do acesso básico que tinha ficado esquecido quando Musk anunciou a API paga, estas novas modalidades continuam a ser bastante limitadas e vão levar ao encerramento de inúmeras ferramentas e projectos. Outros dizem que só será possível manterem o serviço com um substancial aumento de preço. Também se poderá questionar os níveis de referência de Elon Musk, que acha que a modalidade de $100 por mês é adequada para "hobbyists".

De uma forma ou de outra, até ao final do próximo mês todos terão que se submeter aos novos planos de acesso ou abandonarem o Twitter.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)