2023/07/05

Meta lança Threads um dia antes do anunciado - mas não na UE

A Meta não quis perder a oportunidade e lançou o Threads um dia antes do que tinha indicado.

O Threads do Instagram, um serviço que é uma réplica do Twitter, já tinha tido lançamento antecipado do final do mês para 6 de Julho, provavelmente para tirar partido de nova vaga de descontentamento no Twitter devido à obrigação de criação de conta (restrição entretanto removida) e limitação do número de tweets que se podia ver por dia. Mas Meta decidiu adiantar ainda mais o lançamento.

Em vez do dia 6 indicado pela contagem descrescente originalmente apresentada no site, a Meta acelerou o passo e lançou o Threads a 5 de Julho, ficando disponível na web, Android e iOS.
Infelizmente, isso de pouco servirá aos utilizadores na UE, já que apesar do serviço ficar disponível em centenas de países (e no Reino Unido), a Meta optou por não o disponibilizar nos países da União Europeia nesta fase, devido à legislação mais apertada sobre o uso e privacidade dos dados.

É algo que seguramente a Meta estará a fazer como forma de "penalizar" a UE por causa dessa preocupação adicional com os dados, mas que acaba por também poder funcionar a contra si mesmo, pois também poderá ser interpretado como sendo um serviço que abusa dos dados dos seus utilizadores a um ponto que não é tolerado na UE. Na prática, duvido que seja o caso, pois de outro modo também o Instagram e Facebook não estariam acessíveis, e dificilmente este Threads fará coisas "piores" do que já são feitas nesses serviços da Meta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)