2023/08/09

LK-99 não é supercondutor - revelam estudos independentes

O material LK-99 que prometia ser o primeiro super-condutor à temperatura e pressão ambiente, parece ser completamente falso.

O LK-99 criou um reboliço na comunidade científica, ao prometer uma verdadeira revolução: tornar possível um supercondutor capaz de funcionar à temperatura ambiente e pressão ambiente. Seria um passaporte directo para um prémio Nobel, mas infelizmente parece que teremos que continuar a aguardar pela prometida revolução.

Para além das críticas de vários físico ao papel cientifico, que não referia vários pontos chave essenciais, diversas tentativas de replicar a experiencia do LK-99, em laboratórios de todo o mundo, têm resultado num falhanço completo.
Pelo contrário, os testes efectuados têm demonstrado que o LK-99 não só não é supercondutor a qualquer temperatura, como nem sequer é um bom condutor "comum", sendo até apelidado de ser um verdadeiro "anti-supercondutor".

Enquanto alguns ainda se agarram à esperança de que o LK-99 ainda seja real e queiram aguardar por testes indpendentes feitos na amostra original que deu origem à publicação original, a maioria está a dar o episódio por encerrado.


Actualmente, o supercondutor que funciona a temperatura mais elevado consegue fazê-lo a −23 °C mas necessitando de uma pressão imensa de 200 GPa; se for à pressão ambiente, o recordista recua para uns gélidos −135 °C. Ainda há um longo caminho a percorrer até que promessa de um supercondutor à temperatura e pressão ambiente seja concretizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)