Após mais de uma década, o Damn Small Linux regressou ao activo, agora com um tamanho de 700 MB.
Durante muitos anos o Damn Small Linux foi bastante popular por ser uma distro Linux ultra-minimalista que necessitava apenas de 50 MB e podia funcionar em computadores com apenas 16 MB (MB, não GB) de RAM. Infelizmente, deixou de ser mantido e caiu no esquecimento ao longo do anos. Mas agora, está de regresso.
O Damn Small Linux regressa ao activo em 2024. Sendo obrigado a adaptar-se ao peso da década perdida, agora passa a ser uma distro com 700 MB, um limite que os seus criadores asseguram que não irá ser ultrapassado para manter a compatibilidade com os CDs tradicionais que ainda poderão ser usados nos PCs antigos. E tal como no DSL original, os utilizadores terão a opção de correr o sistema directamente a partir do CD ou pen USB, sem necessidade de o instalar.
Apesar do seu pequeno tamanho (não tão pequeno como dantes), temos à disposição dois window managers (Fluxbox e JWM), três browsers (BadWolf, Dillo, e Links2), diversas apps de produtividade, media players, e outras. E continua a ser possível adicionar qualquer programa em falta via apt.
No entanto, antes de se apressarem a dar-lhe uso, convém referir que por agora o DSL está classificado como "alpha", pelo que será provável que tenham que enfrentar alguns bugs e problemas até que este regresso dê origem a um DSL estável e pronto para uso público.
Curiosamente, ou não, chega numa altura em que o Windows 11 vai deixar de funcionar em PCs antigos.
2024/02/14
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É boa para um Pi 1 rev B (o de 512 de ram)?
ResponderEliminarTenho o Raspbian e é altamente sofrivel usar a GUI... :(