2024/04/26

Usar Cybertruck como bateria para a casa pode custar 30 mil dólares

O dono de um Cybertruck foi surpreendido por um orçamento de mais de 30 mil dólares para poder usar o veículo como bateria para a casa.

Depois de muitos anos de espera, o Cybertruck é o primeiro veículo da Tesla a vir preparado para fornecimento de energia bidireccional. Isto significa que não só pode ser recarregado como qualquer veículo eléctrico, mas também pode funcionar como bateria doméstica, fornecendo energia a toda a casa em caso de falha de energia da rede ou para aproveitar os momentos de energia mais barata e escapar aos períodos de energia mais cara. No entanto, isso não é algo que seja simplesmente "ligar e já está".

Pouco após o lançamento do Cybertruck começou a surgir informação de que, para se pode tirar partido desta capacidade se poderia ter que comprar um Powershare Mobile Connector que custaria cerca de 3 mil dólares - a não ser que já se tivesse um sistema Powerwall ou um Universal Wall Connectore e Gateway da Tesla. Mas neste caso, o cliente foi surpreendido com um orçamento de mais de 30 mil dólares para ter carregamento bidireccional em sua casa.


O orçamento total é de mais de 64 mil dólares mas inclui duas Powerwalls, que se removidas ainda assim deixam uma conta de mais de 30 mil dólares.

O orçamento é bastante suspeito, especialmente por contabilizar uma "actualização do acesso à rede" de 24 mil dólares, que ainda menos sentido faz quando se considera que o objectivo era usar o Cybertruck como bateria ficando ainda menos dependente da rede. No entanto, pode servir de infeliz exemplo de como, numa fase inicial dos carregamentos bidireccionais, muitos clientes fiquem sujeitos a instalações inflacionadas, até que estes sistemas se tornem banais e comuns e passem a ter preços mais realistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)