Ao contrário do que o nome Windows "11" poderá dar a entender, o Windows não tem apenas 11 anos; longe disso, já está quase a celebrar o seu quadragésimo aniversário. O Windows 1 foi lançado a 20 de Novembro de 1985, na altura sendo apenas um ambiente gráfico a correr sobre MS-DOS, que continuava a ser o verdadeiro sistema operativo.
O sistema tinha inúmeras limitações que hoje em dia serão consideradas "pré-históricas", sendo que a mais marcante seria provavelmente a sua incapacidade de ter janelas sobrepostas. Os programas abertos estavam em janelas redimensionáveis e reposicionáveis, mas que tinham que ficar "encaixadas" umas nas outras no espaço livre disponível, ao estilo de um jogo de Tetris. Por outro lado, não nos podemos esquecer que precisava de apenas 320 KB de RAM e 720 KB de espaço em disco / disquete.
Curiosamente, apesar de ser o primeiro Windows, foi também o Windows com mais longo período de suporte (17 anos), tendo tido suporte oficial da Microsoft até 31 de Dezembro de 2001 - algo que nenhum sistema operativo moderno consegue replicar (até as edições LTS do Ubuntu se ficam pelos 10 anos).Happy 39th Birthday, Windows 1! 🥳 After years of setbacks & delays, it was released on 20th November 1985. Advertised as a graphical “operating environment” for Microsoft’s MS-DOS operating system, it was the longest-supported Windows, with support ending 31st December 2001. 👀 pic.twitter.com/QelOC7RzZj
— Windows On Windows (@wowstartsnow) November 20, 2024
Outra curiosidade, é que continua a ser possível executar no Windows 11 programas criados para o Windows 1, o que também não deixa de ser notável numa era em que os produtos de software se começam a tornar em consumíveis com prazo de validade cada vez mais curto, e dependentes do esforço de preservação de entidades externas.
Eu usei! (não para trabalho). Era só atalhos de teclado.. credo!
ResponderEliminarCuriosamente, o projeto Kolibri fornece um sistema operativo completo (não compatível com Windows nem Linux) mas que cabe numa única disquete!
ResponderEliminarhttps://kolibrios.org/es/