2007/10/26

David Braben: sobre o futuro dos jogos

Quando um dinossauro (no bom sentido) da criação de jogos - como David Braben - fala, é melhor escutarmos com atenção.

Talvez seja um nome desconhecido para a maioria, mas se falarmos em jogos como Elite e o Frontier, será mais facilmente reconhecido pelas pessoas da minha geração. Para os restantes, digamos apenas que este senhor, nuns míseros Kilobytes de memória foi capaz de encaixar um simulador espacial com milhares de planetas.

O jogo original continha apenas 8 galáxias, cada uma com 256 planetas; embora estivessem originalmente previstas - e fosse possível tecnicamente, mesmo nas reduzidas máquinas de 8bits - atingir 281,000,000,000,000(!!!) planetas. Sim, é muito planeta!

Claro que isto era apenas possível porque todo o Universo era gerado matematicamente, algo que começa a estar em voga novamente - mas que deve as suas origens a jogos como estes e a visionários como David Braben.


Voltando à actualidade, David Braben menciona como a Indústria dos Jogos de Computador ainda não conseguiu atingir um estatuto sério como o conseguido, por exemplo, pela Indústria Cinematográfica. E que isso será eventualmente conseguido com uma nova geração de jogos, em que estes não sejam apenas uma sequência pré-determinada de eventos, como acontece actualmente na maioria dos casos, por muito que isso possa ser disfarçado.

Como exemplo, fala de um dos seus próximos projectos The Outsider onde existe uma infinidade de opções à escolha, e onde todas elas afectam de forma diferente o decorrer do jogo.

Num pequeno segmento de jogo onde um polícia tenta prender o jogador, mas em que ambos são rapidamente cercados por um facção rival, através de seu novo sistema de diálogo (ao invés das habituais frases pré-definidas) o jogador consegue convencer o polícia a ajudá-lo nessa luta.
Uma vez que o polícia considera agora o jogador como sendo mais amigável, poderá reagir de forma diferente em situações posteriormente, deixando o jogador escapar ou ajudando-o a perseguir inimigos.

Não há dúvida: devemos aguardar este Outsider com ansiedade! :)

Fica aqui um video do mesmo, já um pouco antigo, mas... é melhor que nada.



Podem ler a entrevista completa no [Gamasutra]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)