2007/11/15

Bluray: o pior ainda está para vir

No seguimento do meu post anterior, onde abordei ligeiramente o problema com os Bluray profiles, o grupo HD-DVD vem atirar lenha para a fogueira.

Tendo em conta que os filme Bluray começam finalmente a usar o Profile 1.1 (nomeadamente o uso da função PiP - Picture In Picture), é triste os consumidores descobrirem que os seus leitores Bluray, muitos dos quais custaram mais de 1000 Euros, não suportam essas funções.

Para piorar o caso, ao contrário do que sucede com a PS3 - que mesmo não suportando estas inovações actualmente poderá ser facilmente actualizada assim que a Sony o entenda - muitos desses leitores de sala não podem ser actualizados; deixando os seus compradores com um leitor severamente limitado. É esta a experiência HD que o grupo Bluray quer transmitir aos seus clientes?

Obviamente, o grupo HD-DVD pode falar de consciência tranquila, visto que as suas especificações prevêm o uso de todas essas capacidades desde o início - demonstrando claramente que o lado oposto teve que lançar as suas especificações à pressa.

O mesmo se passa com a capacidade de upgrade (com memória Flash interna), e capacidade de ligação à internet: existentes em todos os HD-DVD, mas só obrigatórias no próximo profile 2.0 dos leitores Bluray.

O que se espera é que, devido a todos estes problemas, muitos dos estúdios poderão optar por não incluir essas funcionalidades avançadas nas suas edições em Bluray - levando a que o campo HD-DVD fique com essa vantagem (que já vai existindo em vários filmes, utilizando essas novas funções).

via [Tech.co.uk]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)