2007/11/29

EFF prova que a COMCAST interfere com o tráfego dos clientes

Como se fossem necessários ainda mais estudos para provar algo que já está mais que provado, a EFF disponibilizou um relatório (PDF) que analisa de forma detalhada a interferência no tráfego causada pela Comcast. O estudo demonstra de forma evidente que a Comcast utiliza a falsificação de pacotes de dados para bloquear o uso de protocolos P2P de partilha de ficheiros.
Esquencendo-se que existem, cada vez mais, serviços legais que usam estes mesmos protocolos para distribuir conteúdos - como se pode ver na página dos criadores do protocol BitTorrent - com apoio de grandes distribuidoras como a 20th Century Fox, Warner Brothers, LionsGate, Paramount, etc.


"As investigações iniciais sugerem que a Comcast está a interferir apenas com alguns protocolos, em vez de o fazer para todo o tráfego TCP/IP em geral. Vimos definitivamente a injecção de pacotes RST em sessões de tráfego TCP BitTorrent e Gnutella."

Embora a Comcast tenha admitido usar sistemas de "gestão" de tráfego, continua a negar que use qualqier sistema que interfira com protocolos específicos - apesar de todas as provas nesse sentido. Vários grupos já apresentaram queixas no FCC, dizendo que este comportamento é uma violação flagrante aos princípios da Neutralidade da Net, tal como descritos no FCC's Internet Policy Statement. Os principais críticos da Comcast pedem para que o FCC proíba imediatamente qualquer tipo de interferência, e que aplique multas pesadas à companhia. Mesmo os concorrentes da Comcast, que tradicionalmente eram contra o princípio da neutralidade, estão a pedir uma investigação pelo FCC.

A EFF publicou ainda um segundo relatório (PDF), que explica de forma detalhada como usar o Wireshark (um programa gratuito de análise de pacotes de dados) para que todos possam reproduzir o teste e verificar se estão a ser alvo de práticas semelhantes.

O vice-presidente da Comcast, David Cohen disse anteriormente que a Comcast não bloqueia o uso de BitTorrents, e que os mecanismos de controlo de tráfego são legais porque se encontram dentro do permitido pelo FCC, que permite "políticas razoáveis de gestão da rede".

Parece que o que está em causa é a noção de "razoável"!

Todos aguardam ansiosamente pela resposta da FCC a esta situação.

via [ArsTechnica]


Aqui mais por perto, temos um problema idêntico com os nossos queridos operadores. Há mais de 2 meses que ando com queixas para trás e para a frente com a Netcabo - que também interfere de forma activa com os torrents, e não só.

Deixei de poder jogar Enemy Territory: Quake Wars, ligações VPN... é pro tecto!

Obviamente, a culpa era minha, do meu PC, do meu router, das minha luzinhas, etc. etc.
(sendo estranho que tudo sempre tenha funcionado bem, até ao momento que ligaram o "traffic shaping"...)

Curiosamente, ligando através da ligação CLIX do meu vizinho, tudo funcionava perfeitamente... ora lá se foi a desculpa.

Semanalmente envio-lhes mais provas, de que eles bloqueiam activamente alguns pacotes de dados - tenho estado em contacto com a Splash Damage, produtores do jogo, no sentido de resolverem um problema do qual não têm culpa, e que é causado unicamente pelo ISPs que erradamente consideram o tráfego do jogo como sendo P2P e "pimba"!

Já mandei queixas pra DECO, e para a Anacom... mas parece que ninguém quer saber.

Se eles querem fazer shaping, que façam, mas ao menos que tenham a decência de o admitir perante os seus clientes! Já passei várias horas ao telefone, com uma simples pergunta: "Tenho dados que provam que vocês bloqueiam este tipo de pacotes de dados, com este padrão específico. Que me dizem quanto a isso?"
- E a resposta "robótica" do lado deles é sempre a mesma: "não temos conhecimento de que a Netcabo faça qualquer tipo de inteferência aos pacotes de dados..."

Pois, é isso mesmo... deve fazer parte do choque tecnológico! Companhias que deviam prestar um serviço público que é cada vez mais essencial (veja-se as coisas que cada vez mais só são possíveis de fazer via Internet: impostos, etc.) e trata os clientes desta forma...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)