2007/11/05

"Monitor" para invisuais

É fácil esquecer as dificuldades com que se deparam milhares de pessoas no nosso país ao utilizar um computador.
Embora a Internet e a Web sejam intuitivas e fáceis de utilizar por um utilizador normal, tudo se complica no caso dos invisuais. Para um cego, um ecrã de um computador é tão intransponível quanto uma parede de betão.

Felizmente, há companhias que estão a olhar por eles - literalmente.

Em 2002 o NIST (National Institute of Standards and Technology) desenvolveu um dispositivo activo que, à semelhança do Braille, conseguia dar aos invisuais uma nova liberdade no que respeita a imagens e textos existentes nos computadores. Esta tecnologia foi licenciada a uma companhia para que o conceito se tornasse num produto real, a ELIA Life Technology.

A ELIA Life Technology Inc. licenciou para comercialização o dispositivo de visualização gráfica táctil e o leitor gráfico digital desenvolvido pelos investigadores do NIST. O primeiro, demonstrado em 2002 como protótipo, permite a uma pessoa sentir uma sequência de imagens numa superfície reutilizável através de 3,600 pequenos pinos que criam imagens e padrões que podem ser lidos pelo tacto. Cada imagem - desde ilustrações, páginas Web, livros electrónicos, ou outros - é enviado electronicamente para o dispositivo, onde um software especial se encarrega de o tranformar numa imagem táctil. (Para mais informação, ver "NIST 'Pins' Down Imaging System for the Blind".)

Um conjunto de 100 pequenos actuadores, espaçados apenas 0,1mm entre si, permitem uma melhor resolução que pode ser sentida na ponta dos dedos. Usando este dispositivo é possível ao utilizador movimentar-se pelo ecrã, sentindo os padrões na ponta dos dedos como se o estivesse a percorrer. Evoluções posteriores desta tecnologia podem ajudar ao desenvolvimento de sistemas de feeback táctil para aplicações em realidade virtual, ou para melhorar o controlo robótico remoto em operações à distância

(texto original)

Espero que este equipamento esteja disponível brevemente, e a um preço acessível. Sem dúvida que dará a oportunidade a milhares de invisuais de verem o Mundo de uma nova forma.

ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal

Fonte [Medgadget via Coolest Gadget]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)