Nem sei se deva rir ou chorar.
Quem não se ri concerteza é Scott Merritt que teve que suportar tudo isto:
Tentando fazer o melhor pelo ambiente, Merritt comprou um Toyota Prius híbrido pouco poluente, Acreditando que se deviam afastar os carros poluentes das estradas, e esperando incentivar outros a serem mais ecológicos.
Portanto, imaginem o seu espanto e frustração quando o seu veículo reprovou no teste de emissões poluentes no centro de inspecções - não uma, mas três vezes!
O problema deve-se a que o software utilizado para a análise é incompatível com o computador do Prius, e o método tradicional de colocar uma sonda no escape é impossível porque o Prius desliga o motor naquelas condições funcionando apenas em modo eléctrico.
Tendo perdido três dias a andar para trás e para a frente entre vários centros de inspecção, ninguém parecia disposto a fazer novos testes.
Até que uma nova versão do software que funcione com o Prius esteja disponível, os responsáveis "inventaram" um método alternativo, de 10 passos, que tenta enganar o carro para que as emissões possam ser medidas.
No entanto, segunto os técnicos, isso não é tão simples nem fácil como querem fazer crer. Todos os passos devem ser feitos em menos de 1 minuto, o que se revela praticamente impossível de fazer sem treino.
Com esta informação, Merrit regressou ao primeiro centro, onde tinha sido reprovado anteriormente - mas recusaram-se a fazer o teste, alegando que não tinham equipamento adequado.
Um segundo centro de inspecção também se recusou a fazer os testes.
No terceiro centro, depois de uma hora de tentativas falhadas feitas por um supervisor, Merritt fartou-se de esperar - "Tinha que acabar com aquilo. Tinha que ir trabalhar," disse Merrit.
Por fim, um dos supervisores ajudou Merritt a obter o visto necessário, sem que o teste tivesse sido realizado.
Além do tempo perdido, Merrit diz ter feito cerca de 100Km desnecessários devido a este problema.
"Não há qualquer motivo para que um Prius falhe este teste. E não explicação possível para que eu tenha que andar para trás e para a frente entre três centros para fazer um simples teste." disse ele.
No entanto Merritt tens já outras preocupações em mente...
Mo próximo ano o teste terá que ser repetido. Será que Merritt irá ser forçado a reviver tudo isto?
É esta a triste sina que calha a quem se preocupa com o ambiente... e depois é ver esses camiões e carros nas nossas estradas a deitar toneladas de fumo preto a cada aceleração, e que passam pelos centros de inspecção sem qualquer problema...
via [AJC]
2007/11/28
Toyota Prius Chumba nos Testes de Emissões
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
De onde é esse individuo?
ResponderEliminarSe for dos EUA, isso só pode ser num estado muito retrógado. Na Califórnia, por exemplo, existem milhares de Prius e de locais para fazer o smog test. Aliás, qualquer bomba de gasolina é capaz de fazer o smog test ao Prius.
"As a New York transplant to Georgia, Merritt needed a passing test to get a Georgia tag."
ResponderEliminarGeorgia portanto...
Mas cada estado, sua sentença (aparentemente.)
«e depois é ver esses camiões e carros nas nossas estradas a deitar toneladas de fumo preto a cada aceleração, e que passam pelos centros de inspecção sem qualquer problema»
ResponderEliminare Nissans Patrol!
pois pois... se toda a gente conduzisse como eu, havia gasoleo para mais 500 anos!
ResponderEliminarEu nao tenho culpa de precisar de carros com chaparia para resistir aos Citroen AX que se enfaixam contra mim...