2008/02/29

Ventoinha Movida a Calor

O conceito parece tão inovador como o Ovo de Colombo: se um dos principais problemas dos processadores actuais é o calor produzido, sendo necessário ventilação activa para o dissipar, porque não usar esse calor para gerar energia para esse mesmo efeito?

Foi isso mesmo que a MSI fez na sua nova gama de motherboards ECOlution.

Utilizando o mesmo conceito do motor Sterling, para transformar a energia térmica em energia cinética necessária para movimentar a ventoinha que arrefece o chipset.

Fiquem com um vídeo que demonstra o funcionamento:

[Youtube video]

Que estão eles à espera de aplicar o mesmo conceito ao dissipador e ventoinha do CPU?
Ou então, que usem para gerar electricidade que sirva para recarregar as baterias... aumentando a autonomia de computadores portáteis.
Com CPUs a desperdiçarem, 40-80 ou mais Watts sob forma de calor... pode ser que finalmente se comece a usar esse desperdício.

2 comentários:

  1. És um grande optimista!
    40 a 80W?
    Põe a grande maioria dos computadores que andam para aí com o Pentium 4 e esse valor nem em idle! ;-))

    Felizmente, os construtores tem vindo a obter mais performance com menos energia. No caso da Intel que andou uns valentes anos a investir no cavalo errado, leia-se P4, a escala da frequência estava a levar o pessoal a cometer crimes contra o ambiente.
    Espera-se mais mas enquanto o software, com as excepções que vem do mundo livre e aberto, também andar a exigir os níveis actuais de processamento derivados essencialmente de código mal feito pouca coisa pode ser feita.
    Estes processadores de baixíssimo consumo poderão fazer o futuro a curto prazo. Com processadores deste tipo aliados a aplicações Web teremos sem dúvida um mundo melhor.

    @braço.

    ResponderEliminar
  2. Estamos a falar de Watts dissipados.

    Nos Core 2 Duo, esse valor é cerca de 40-60Watts.

    Nos velhinhos P4 é que chegava aos 130W... oh oh, que ricos aquecedores que eram. :)

    Eu bem que agradeço estes PCs de baixo consumo, que tenho pelo menos 2 PCs ligados 24h/dia em casa (às vezes 3).
    Embora use todos os truques possíveis (Speedstep, etc.) para que gastem o menos possível, é sempre bom ter hipóteses mais económicas. :)

    ResponderEliminar