2008/03/05

1000 Fãs Verdadeiros

O Kevin Kelly escreveu um artigo bastante interessante sobre a subsistência dos artistas nesta era digital.

Com toda a gente a habituar-se a descarregar conteúdos gratuitamente da internet, e a partilha de informação estar prestes a tornar-se "protegida" por lei em países como a Suécia, o maior problema que se coloca - na minha opinião - é: como sustentar de forma justa os criadores e os artistas?

Quanto mim, em vez de desperdiçarem milhões na luta contra a "pirataria", e na implementação de métodos de censura como o packet filtering, packet shaping, e até mesmo o bloqueio de certos sites; seria muito melhor preocuparem-se em desenvolver um método de pagamento justo que desse prioridade aos criadores e não às editoras e distribuidoras.

Neste sentido, o conceito de ter 1000 fãs verdadeiros como objectivo de qualquer artista parece-me interessante.

A ideia é a seguinte: se tiverem 1000 fãs verdadeiros, que são aqueles que adoram o artista e compram tudo o que ele fizer, e assumirmos que cada um deles gasta o equivalente a um dia de ordenado por ano a comprar material do artista; então a subsistência do artista está garantida.

Obviamente, um "verdadeiro fã" não vai gastar apenas um dia de ordenado no seu artista favorito (para quem ganhar 600 euros, representaria a penas 20 euros por ano!) - estamos a falar de verdadeiros fãs! Seria muito mais provável que gastasse 20 euros por mês, mas pronto... façamos as contas assumindo que gastam 10 Euros por mês a "sustentar" o seu artista favorito.

Isso representa: 10 Euros x 12 Meses x 1000 fãs = 120 mil euros por ano

Mesmo considerando custos de produção/distribuição, este valor é bastante razoável para poderem viver desafogadamente, e nem se está a considerar os rendimentos de muitos mais milhares de fãs "normais", que comprarão grande parte das coisas embora não pertencendo à categoria dos fãs "fanáticos". :)

Obviamente, se um artista não tiver fãs... então é sinal de que talvez seja melhor começar a procurar emprego noutra área.

3 comentários:

  1. Muito bom artigo, os meus parabéns ;)
    Concordo plenamente...

    ResponderEliminar
  2. Ideia muito gira...eu também gostava de ganhar 120.000€ por ano. Ou muito me engano ou a maioria das pessoas não ganham tanto, pq é que um 'artista' deve fazer tanto dinheiro? pq é artista?

    ResponderEliminar
  3. Quanto aos motivos que justificam alguém ganhar tanto dinheiro, temos tantos outros exemplos... veja-se o caso dos jogadores de futebol que ganham isso num mês!


    No entanto, eu usei valores meramente teóricos.

    Não esquecer que há também outros custos associados. Só para impostos ia logo metade do "lucro", e tem que se considerar o custo da produção (material necessário à criação das obras, quer sejam, instrumentos musicais ou pedra para esculpir, tinta para pintar, ou maquina fotográfica para fotografar)

    No caso das bandas, se forem vários elementos, também é logo a "dividir" por todos, pelo que os valores variam ainda mais.

    O interessante é o conceito, e colocar como "objectivo" a ideia dos 1000 fãs - um valor que à partida não parece muito irrealista.

    Mas tenho a certeza que muitos artistas nem se importariam de ter apenas 100 ou 200 destes fãs! :)

    Entretanto, declaro aberta a inscrição no meu clube de fãs, onde poderão contribuir com suaves prestações de 10 euros mensais para a minha felicidade!
    (Já só me faltam 999! - o primeiro fã sendo, obviamente, eu! :)
    Ehehehe

    ResponderEliminar