2008/03/12

Firefox 3.0 Beta 4 Memory Use

Uma das coisas que mais me chateia nos Browsers, é a sua incessante e crescente ocupação de recursos (neste caso: memória) ao longo do tempo.

No meu caso particular, que tenho o computador ligado 24h por dia, 7 dias por semana, é normal ter 2 browsers (Maxthon e Firefox) com dezenas de tabs abertas, durante longas semanas ou meses.

Isto é... pelo menos seria essa a ideia.

Era difícil o Firefox 2.0 aguentar-se mais que uma semana sem necessitar de um "fecha-e-abre", começando a ocupar 500 e 600MB.
No Maxthon (baseado no IE), embora fosse aumentando o uso de memória, fazia-o a um ritmo bastante mais lento - e podia estar meses sem ter que o reiniciar.

(Refira-se que em ambos os casos, "fechando e abrindo" os browsers com exactamente as mesmas páginas, o uso da memória reduz-se significativamente, demonstrando que o problema são os "memory leaks".)

Ora, uma das grandes melhorias anunciadas para o Firefox 3.0 é exactamente a esse nível.
No entanto, até ao beta 3 não tinha notado grandes melhorias... ao fim de um dia de uso, o Firefox continuava a usar muito mais memória do que seria de esperar.

Mas eis que, com a última versão beta 4, finalmente se começam a notar melhorias - ao fim do dia já noto perfeitamente uma redução da memória usada quando comparado com as versões anteriores.

Segundo os developers:


Obviamente, para quem desliga o computador todos os dias, estas vantagens podem não ser tão significativas - mas para quem, como eu, usa os browsers durante semanas a fio, sem dúvida que são boas notícias.

4 comentários:

  1. Excelente post.

    Eu faço o mesmo mas com o Firefox num linux e tenho os mesmos problemas. o browser aberto umas horas começa a ocupar memória atrás de memória.

    Espero siceramente que o novo firefox venha a resolver estes problemas.

    Ainda num experimentei as versões beta do firefox. Estou sempre a usar a versão que o ubuntu disponibiliza nos seus repositórios.



    Abraços e parabens pela comparação
    Paulo Aboim Pinto
    Odivelas - Portugal
    http://winmoneywithinternet.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Sim, não é aconselhável andar a inventar muito na versão Linux - no do Windows podem ter-se facilmente as versões beta instaladas sem afectar o FF 2.0 oficial. Em Linux é mais complicado.

    Mas é uma questão de tempo até que o FF 3.0 final chegue - e por este andar, vai valer bem a pena. :)

    ResponderEliminar
  3. Cá espero a final do Firefox 3! ;o)

    Tal como tu também deixo o browser aberto muitas das vezes (e, no laptop, hiberno quase sempre)!

    Retomar da hibernação um firefox a ocupar os tais 500 ou 600Mb que dizes é uma dor de cabeça... :o/

    Agora tenho aproveitado a espectacular feature de abrir o firefox com as últimas páginas / tabs abertas a cada start! ;o)

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  4. "últimas páginas / tabs abertas a cada start"

    Ehehe, eu já estou habituado a isso há muito, no Maxthon.

    No FF, criava sempre um bookmark temporário com todas as tab abertas, sempre que fechava e voltava a abrir o FF.
    (agora deixa de ser preciso :)

    ResponderEliminar