O "problema" é que nos EUA, as assinaturas mensais começam nos $60 USD - o que, mesmo incluindo tráfego de dados ilimitados, não é nada "barato" para o utilizador comum em Portugal.
Este problema é agravado por factores que se antecipam, como acontece nos pacotes de dados da Orange em França - que apontam também para tarifários a partir dos 50 Euros, com dados "ilimitado" desde que não passem os 500MB, e frisando que não podem usar o iPhone como "modem" para outro dispositivo.
Ora... não sei o que vocês pensam disso, mas para mim, o ideal seria ter uma única mensalidade de acesso à internet "móvel". Não estou muito disposto a pagar uma mensalidade avultada para ter internet no iPhone, e outra mensalidade (tipo Kanguru) caso decida ter internet num portátil.
Ora, tendo em conta que o Kanguru custa entre 22 e 45 Euros... e que para uma experiência "de banda larga", com 1Mbits de velocidade (e 2GB de tráfego por mês) fica por 30 Euros mensais, em que situação compensa ter - ou não - dois tarifários de Internet?
Vamos fazer umas simulações a dois anos, e assumindo apenas um modelo do iPhone (de 8GB)
Com um custo inicial de 130 Euros, o custo total ao fim de 24 meses é:
(Custo inicial + mensalidade x 24)
Mensalidade de 35 Euros = Custo total de 970 EurosMensalidade de 50 Euros = Custo total de 1330 Euros
Mensalidade de 75 Euros = Custo total de 1930 Euros
Mensalidade de 100 Euros = Custo total de 2530 Euros
Isto pressupõe que, no melhor dos casos (a assinatura de 35 Euros por mês) tenha um acesso bastante limitado à Internet - seria bom sonhar que quer a Vodafone quer a Optimus permitisse o acesso a 3.6Mbps e 500MB de tráfego por mês, por esse preço - mas a realidade será bem diferente.
Vejamos agora o caso em que uma pessoa decida pagar o preço completo, ficando livre destes contratos.
Com um custo inicial de 500 Euros, o custo total ao fim de 24 meses é:
(Custo inicial + mensalidade x 24)
Mensalidade de 5 Euros = Custo total de 620 EurosMensalidade de 15 Euros = Custo total de 860 Euros
Mensalidade de 25 Euros = Custo total de 1100 Euros
Mensalidade de 40 Euros = Custo total de 1460 Euros
Ora estas mensalidades servem também para o caso em que alguém que use pouco o telemóvel (5 ou 15 Euros por mês) opte pelo "aditivo" de acesso à Internet por mais alguns euros. Ficando a mensalidade entre 5 + 7,5 e os 15 + 7,5 Euros; para os quais se podem usar os valores das mensalidades de 15 e 25 Euros.
(Actualmente esse aditivo de internet por 7.5 Euros tem o grande inconveniente de permitir apenas 100MB de dados - pelo que a comparação real dependerá do pacote de dados incluidos nas assinaturas dos contratos.)
Mas, com os dados disponíveis actualmente, se gastam até 20 Euros por mês, pode ser mais vantajoso investir na compra imediata de um iPhone - mesmo gastando 500 Euros na sua aquisição - do que optar por um contrato de permanência de 24 meses.
Mas isto não resolve o tal assunto de ter internet em todos os dispositivos móveis, quer sejam eles telemóveis, iPhones, PDA's, ou computadores portáteis (ou até computadores normais, numa localização remota.)
Para isso vamos analisar o caso em que optamos por um tarifário barato, e uma mensalidade Kanguru.
iPhone (500 Euros) + Kanguru (com Router 3G-Wifi: 150 Euros) : custo ao fim de 24 meses:
Mensalidade de 5+30 Euros = Custo total de 1490 Euros
Mensalidade de 15+30 Euros = Custo total de 1730 Euros
Fica um pouco mais caro do que um contrato de permanência com o iPhone subsidiado, com uma mensalidade de 50 Euros - mas têm a grande vantagem de poder usar (simultaneamente) a Internet móvel no vosso iPhone e portátil, e até partilhá-la com colegas ou amigos se assim o entenderem. Onde quer que parem, podem transformar o vosso automóvel, mesa de escritório, ou restaurante, no vosso hotspot privado.
Como principal inconveniente, será mais um "tijolo" que têm que carregar convosco para todo o lado - mesmo que alguns destes routers 3G-Wifi sejam bastante pequenos. Para ser sincero, a ideia de ter que andar com mais uma coisa destas às costas, não me atrai nada... mas está tudo dependente do que a Optimus e Vodafone impingirem com o iPhone 3G.
Seria muito mais prático e lógico que as operadoras deixassem usar o iPhone como modem, oferecendo essas vantagens aos seus clientes em vez de dividir e segmentar estes produtos, obrigando-nos a contratar diferentes serviços para atingir o mesmo objectivo.
Vou manter-me atento aos desenvolvimentos - e mal as operadoras nacionais digam finalmente os contratos que vão aplicar no próximo dia 11, actualizarei o artigo para saber: até que ponto compensa comprar o iPhone 3G com assinatura, e qual é efectivamente o custo total do equipamento no fim do contrato.
[Actualização]
Na Suiça não estão mal servidos:
iPhone 3G a 62 Euros + 24 meses x 35 Euros (com 1GB de tráfego incluído) = 902 Euros
Para além de terem a possibilidade de comprar o iPhone sem contrato - que é obrigatório por lei - por 323 Euros para planos pré-pagos.
Nada mau... (sem sequer entrar em comparações com o nível de vida e os ordenados médios de Portugal e Suiça!)
Não sabia como o contactar e queria falar-lhe de umas coisas sobre o Acer Aspire One. Tem a ver com uns pormenores da review que publiquei no meu blog. Exemplo: O Aspire One tem LED backlight, uma segunda porta SD que quando insere um cartão ele adiciona logo ao espaço em disco, como se estivesse a fazer um RAID Array. Só para lhe deixar ficar mais uma "achas na fogueira" do low cost, agora que anda meio desiludido com a Asus ;)
ResponderEliminarcomo te dizia, se o iphone custar 130 (que eu duvido muito) com um plano de 35 euros, fico a ganhar em relação à compra do iphone desbloqueado. (-130 euros aprox.)
ResponderEliminarse o iphone custar 130 com um plano de 50 euros, fica-me mais caro. (+200 euros aprox.) Mas é de salientar que aqui não será um plano de internet com 100 mb de limite, que é o que tenho actualmente para comparação.
O meu tarifário actual para comparação são os valores que tens aí de 25 euros (15 Voz + 10 Internet no meu caso).
Se o iphone andar pelos 130 euros com um tarifário mensal de 30 a 50 euros não ficarei muito mal servido em relação ao que tenho de momento (melhor ainda se forem só 18 meses de permanência).