2008/08/21

iPhone Browser vs Blackberry Bold

Aqui fica um vídeo a demonstrar a diferença entre navegar na Internet num Blackberry Bold e num iPhone.



Actualização: afinal parece que estes cromos estavam a comparar o Blackberry em 3G com o iPhone em Wifi... pfffttt... não percebo que tipo de testes estes gaijos fazem.

Video do Bold a navegar o site via Wifi... é apenas ligeiramente mais lento.

5 comentários:

  1. Talvez se compreenda o porque. Afinal o 3G do iPhone parece que funciona mal. Aparentemente aquilo passa de 2G para 3G constantemente com quebras constantes de velocidade que contudo se calhar se revelam rápidas o suficiente para não serem muito notórias. A realidade é que a Apple está a tentar resolver o assunto com updates de firmware, mas os ultimos que foram lançados não só não resolveram nada, como pioraram a situação para muitos que se viram impedidos de fazer chamadas seja com que tipo de ligação (3G ou 2G) for.
    Entretanto os primeiros processos contra a apple começam a dar entrada em tribunal com queixas sobre essa situação:
    http://www.n4g.com/industrynews/
    News-187417.aspx
    A realidade é que já há quem diga que o problema não pode ser resolvido, mas apenas melhorado dado que tudo se deve a um chip 3G da infineon acabadinho de ser fabricado e que nunca foi testado antes de ser incorporado no iPhone. Outros dizem que se trata de uma má conecção entre a antena e o amplificador interno de sinal do iPhone. O verdadeiro motivo é desconhecido, mas os problemas são reais e os foruns estão cheios de queixas. Alguns utilizadores pediram a colaboração de possuidores de telefones de outras marcas e puderam efectivamente verificar que o iPhone perde sinal 3G em locais onde outros telefones mantêm o sinal no máximo. A apple, na sua politica de secretismo continua a não dar justificações.

    ResponderEliminar
  2. Mário,
    É preciso ter calma.
    Há muitos rumores por aí, e toda a gente que tem problemas reclama do seu caso (e estão no seu direito) mas podem estar baralhar problemas diferentes que não têm nada a ver.

    Tal como isso de o chip ser defeituoso e tal... algo que é muito pouco provável de acontecer (não impossível, mas muito pouco provável.)
    O processo de desenvolvimento, quer dos componentes, quer de um dispositivo que os use não é algo feito "à pressa."
    São feito protótipos, testados em inúmeros casos, etc. etc.
    (De relembrar que haviam iPhones 3G a circular por todo o mundo para serem testados pelas operadoras, meses antes de terem sido lançados.)

    O chip da Infineon é também usado em mais aparelhos, e a Infineon é uma empresa de renome - e que dificilmente mandaria para o mercado um produto "defeituoso."

    Eu já tive oportunidade de correr o país de norte a sul e raras vezes estive em locais sem cobertura 3G... (e até agora tem funcionado tudo como era suposto.)

    O que não invalida que esses problemas possam efectivamente existir sob certas condições.

    Veremos, quando a "poeira" assentar até que ponto o problema é efectivamente do firmware (ou chip) ou do congestionamento das redes 3G nesses locais - levando a esses "problemas", ou de qualquer outra causa.

    De qualquer maneira, ainda nao me aconteceu no iPhone o que frequentemente acontecia no meu "Sendo", que dizia estar ligado à rede mas estava "offline" sem dar para fazer ou receber chamadas - sendo necessário um reset. :)

    ResponderEliminar
  3. Bem, a realidade é que as queixas que vi até agora dizem apenas respeito ao mercado norte-americano. Desconheço se o problema está presente nos iPhones europeus.
    De qualquer maneira o problema não é novo, e apresenta sintomas semelhantes aos que apareceram com os primeiros telefones 3G, e a Apple reconhece-o (não oficialmente) mas ao lançar firmwares correctivos (2.0.1 e 2.0.2), e Richard Windsor do grupo financeiro Nomura (www.nomura.com) confirma que o chip da infineon nunca foi testado nas mãos dos utilizadores e atribui a causa dos problemas a isso mesmo (a infineon está calada dizendo apenas que iria averiguar se havia outros telefones a usar o chip. Esta dúvida só por si leva a acreditar que o chip é bastante recente, podendo efectivamente estar na causa do problema).
    Para àlem da apple é a arstechnica quem refere o mesmo problema o que o torna em algo mais do que um rumor.

    Quanto ao congestionamento do 3G que referes, está fora de hipotese. Foram feitos testes com outros telefones e quando o iPhone tem dificuldade em captar 3G mudando para EDGE, os outros telefones tem redes no máximo e funcionam bem em HSDPA.

    O problema é real. A única dúvida que coloco é se afecta a versão europeia do telefone ou se é um problema localizado na(s) fábrica(s)que produzem para o mercado americano.

    ResponderEliminar
  4. Confirma-se que o problema é a nível mundial:

    AT&T has stated that problems are not on their end in the US, and European countries also stated that they've seen slowness with the iPhone on their network where every other phone was fine. Forums everywhere have been complaining about lousy reception compared to other phones in their network—even in Japan—which secures that it's a hardware issue.

    Circula igualmente uma teoria explicativa alternativa a problemas no chip, mas que parece pouco credível após 2 patches que não resolveram o problema. Para álem do mais as potências de sinal requeridas para 3G devem estar normalizadas:

    Apple programmed the Infineon chip to demand a more powerful 3G signal than the iPhone really requires". The author deduced that "if too many people try to make a call or go on the Internet in a given area, some of the devices will decide there's insufficient power and switch to the slower network - even if there is enough 3G bandwidth available

    ResponderEliminar
  5. Só mais uma mensagem sobre a ultima explicação que sinceramente nem tinha lido correctamente.

    Parece-me que o que lá está escrito é pura especulação. Os motivo?
    Bem, a rede 3G é detectada baseada na potência do sinal e na disponibilidade do serviço. Em caso algum é baseado na largura de banda, que poderia apenas fazer com que a ligação 3G fosse lenta.
    Ora dois iPhones na mesma zona captando o mesmo sinal tem de se comportar da mesma forma, logo não parece minimamente lógica a explicação dada.

    Mas digo eu que sou "barbeiro".

    ResponderEliminar