2008/08/01

iPhone como Modem - NetShare

Esta é mesmo para rir e alguém na Apple anda a dormir. :)

É que, esta madrugada esteve disponível um programa bastante interessante na AppStore da Apple: o NetShare.

Que para além de ter sido criado pelos programadores que criaram o Installer (aplicação para instalar programas "não oficiais" nos iPhones hackados,) permite uma funcionalidade bastante desejada: fazer com que o iPhone sirva de Modem ligado a um computador. Ou seja, poderiam ter internet no vosso portátil, a velocidades 3G, sem necessitar de mais nada.
(E excusam de vir dizer que há muitos outros telefones que permitem isso, eu sei! :P

O único problema é que a maioria das operadoras (nomeadamente a AT&T nos EUA) proíbe esse uso - pelo que é incompreensível como a Apple tenha deixado chegar essa aplicação à App Store.

Infelizmente, o NetShare foi rapidamente retirado... mas... isso só faz com que se tenha que o adquirir de forma não oficial. :)

[Actualização]
Esqueci-me de referir um ponto importante: é que, efectivamente não há qualquer motivo para que um programa deste tipo não possa estar na App Store. Lá por alguns operadores não permitirem o uso dos telemóveis como Modem, há bastantes outros que o permitem - pelo que não há motivos para impedir a comercialização deste programa - que muito jeito dará a muita gente (eu incluido.)
Portanto, agora vamos lá ver qual foi a justificação da Apple para retirar o programa.

[Actualização 2]
Não demorou muito... o NetShare está novamente disponível.



Aplicações em segundo plano com notificações

Quanto a outra das principais críticas (não se poder correr apps em segundo plano) a partir de Setembro tal deverá estar resolvido com a Apple a finalmente permitir acesso ao serviço "push."
Isto fará com que se torne possível ter as aplicações de chat (e outras) sempre "activas" - em vez do que acontece agora: em que só recebem as mensagens se tiverem o respectivo programa a correr.
No entanto, ao contrário do que acontecia até aqui nas aplicações não oficiais, a autonomia não deverá ser afectada - porque em vez de existirem N programas, todos activos e a "escutarem" pelos dados - tudo continua a ser gerido através de um único serviço, que depois se encarrega de os re-encaminhar para a respectiva aplicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)