2008/09/08

Alemanha Contra o Google Chrome

Já imaginava que o Chrome pudesse dar que falar, mas isto começa a ficar sério...

Na Alemanha existem até avisos oficiais para que os utilizadores não usem o Chrome!

Não me pagam para defender o Google - nem acho que seja necessário; cada um deve ser livre de usar os serviços que muito bem entender - mas não deixa de ser estranho que a Alemanha se preocupe tanto com um browser que está em fase Beta, mas que acima de tudo é *Open Source*.

Não os ouvi reclamar do Firefox beta que era igualmente um produto "inacabado", nem dos Internet Explorer (IE8 beta) ou existentes - os quais ninguém sabe ao certo o que poderão fazer às escondidas, já que ninguém tem acesso ao seu código fonte.

Isso de o Google poder estar a ficar com poder a mais é uma questão real e que realmente deve ser colocada, mas não desta forma. O Google recebe exactamente a mesma informação de qualquer outro browser onde os utilizadores escrevam o URL na página do Google, ou na seach-bar dos browsers.

Para além disso, e volto a dizê-lo: cada um é livre de deixar de usar o Google e os seus produtos.

É que é preciso não esquecer - o Google tem tido sucesso porque efectivamente tem produtos que são o que de melhor há neste momento. E não esquecer que, por cada produto bem sucedido existem também dezenas de outros projectos do Google que não ganharam a popularidade do público.

Só acho que, se querem falar desses problemas de "poder a mais," então tragam para cima da mesa outros produtos como os Hi5, Facebook, etc. - onde existe também muita informação pessoal que pode ser usada para fins bastante tenebrosos.

Diz-se que "o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente" mas em vez de se estar a queimar o Google na fogueira - acho que é preciso não esquecer que neste mundo, a qualquer momento poderá surgir o "próximo Google" que fará ao Google aquilo que ele fez aos outros... é a evolução natural das coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)