2008/09/10

SSDs e SSDs

Numa altura em que o armazenamento em discos de estado sólido (SSDs,) que usam memórias Flash como as que se usam nas Pens USB, está cada vez mais na moda - há que ter em atenção certos aspectos importantes.

Afinal, quando um consumidor houve falar dos benefícios dos SSD: sem peças móveis, velocidades de acesso instântaneas, etc; é provável que queira usufruir dessas vantagens.

Mas o problema é que nem todos os SSD são iguais... e o pior é que - a parte que mais interessa está escondida longe dos olhares dos compradores: no tipo de memórias e no chipset do controlador utilizado.

É por isso que cada vez mais será comum assistirmos a promoções como a deste disco SSD OCZ Core 32GB por uns apetecíveis $99 enquanto que um disco SSD da Intel custa $595.
A maior parte das pessoas poderá pensar que a enorme diferença de preço justifica "de certeza" qualquer a diferença na capacidade e na performance.

Mas o caso é bem mais complicado...

O grande problema dos discos SSD - ou para ser mais correcto: das memórias Flash - é o seu tempo de escrita. Embora os tempos de acesso e a velocidade de leitura seja bastante rápida, o processo de escrita é bastante mais moroso, obrigando a que seja apagado todo um bloco de memória e re-escrito.
(E o número limitado de escritas - mas isso é outro assunto.)

Para explicar de forma muito simplificada, se o SSD tiver blocos de 256Kb e escreverem um ficheiro com uns míseros 200 bytes, será necessário ler os 256Kb, apagá-los e reescrevê-los com as alterações necessárias.

Provavelmente já notaram isso quando usam uma Pen USB. Copiar ficheiros do disco para a Pen demora bastante mais do que o tempo necessário para fazer a operação inversa.

Para baralhar ainda mais, há vários tipos de memória Flash, sendo as mais habituais nos SSD as SLC e as MLC. As SLC guardam os dados em formato binário, apenas 2 estados por célula; enquanto as MLC guardam múltiplos estados por célula.
As MLC são mais baratas, mas têm também o estigma de serem mais lentas - se bem que, como vamos ver, isso depende bastante da inteligência do controlador usado.
(Os discos SSD da Intel usam Flashs MLC e têm prestações bastante superiores a muitos SSD concorrentes com Flashs SLC.)

Ora, em que é que isto se reflecte na pratica?
Em certos tipos de utilização discos como o OCZ Core podem tornar-se estupidamente lentos!
Podendo chegar a vários segundos de "pausa" que encravam o PC enquanto processam as escritas.


O assunto é ainda mais grave quando tem como consequência a impossibilidade de instalar um Sistema Operativo como o Vista (para além do demorado tempo de instalação parece que o Vista não aprecia os tempos de escrita demasiado longos e fica corrompido.)

Num ambiente de trabalho normal, significa também que operações simultâneas de leitura e escrita sofram contantes interrupções - situação em que se esperava que os SSD brilhassem com os seus tempos de acesso imediatos. Por exemplo, se estiverem a descompactar um ficheiro e tentarem navegar na net, o vosso browser vai funcionar "aos soluços."
(Novamente, não esquecer que me estou a referir a este modelo OCZ Core - o SSD da Intel, mesmo com memórias "lentas", porta-se de maneira exemplar como todos os SSD deveriam

Isto é para relembrar o pior caso, em muitas outras situações mesmo este SSD baratucho se porta bem (especialmente quando não se estão a fazer escritas no disco.) Como revela este teste em que se estão a fazer várias coisas simultaneamente: procurar contactos no Windows, pesquisar o email, navegar na net com o IE7, e carregar aplicações.



No entanto, para uso normal, o problema persiste: se não estão para suportar pausas de alguns segundos enquanto estão a trabalhar com o computador, esqueçam estes SSD de primeira geração que andam por aí - mesmo que tenham os preços bastante atractivos!


Para informação muito mais detalhada sobre o funcionamento dos SSD e das técnicas usadas para ultrapassar o número limitado de escritas, não deixem de ler o seguinte artigo:
[Análise detalhada à performance dos SSD na Anandtech]

2 comentários:

  1. Gostei do artigo.
    Tirou algumas das minhas dúvidas ;)

    ResponderEliminar
  2. É esse o objectivo, tentar informar as pessoas de questões que às vezes estão meio escondidas.

    Eu quando vi aqueles SSD a tão baixo preço até já estava a pensar arranjar 1 ou 2 - mas fui pesquisar e dei com isso.

    E por muito barato que seja, se há coisa que eu não consigo suportar são aquelas "pausas" que mencionei.
    (por algum motivo quando fiz o meu PC actual usei dois blocos de discos em Raid 0! :)

    ResponderEliminar