2008/10/15

Novos MacBooks

Ok, está tudo farto de ouvir falar dos novos MacBooks da Apple, mas é uma notícia que merece destaque como tantas outras. Portanto, aqui ficam as principais diferenças que merecem (na minha opinião) ser salientadas:
  • O novo processo de fabrico da Apple, com a caixa a ser "esculpida" a partir de um bloco sólido de alumínio
    (E que até inclui uns autocolantes sensores de humidade.)
  • Um trackpad multitouch em vidro e que actua como botão quando se pressiona.
    (é pena não usarem um mini-LCD, mas fica para a próxima.)
  • O LCD sem "moldura" (usando um único painel de vidro)
  • Duas placas gráficas - uma mais poupada para maior autonomia, outra mais potente para processamento gráfico intensivo.
    (Não percebo porque não podiam simplesmente usar uma única placa gráfica mais potente, e desactivar ou desacelerar alguns componentes para poupança de energia quando não fosse necessário.)
Há bastante tempo que esperava que algum fabricante começasse a usar este sistema do LCD atrás de um único painel de vidro, sem as inestéticas molduras existentes em praticamente todos os portáteis. Espero que, agora que a Apple apresentou os seus MacBook, outros fabricantes comecem também a ter mais atenção a estes pormenores.

De resto, estou curioso para pôr as mãos num destes novos Macs, para ver que tal se sente a "solidez" do novo processo de construção.

10 comentários:

  1. quando ouvi os primeiros rumores do fabrico dum único bloco fiquei céptico e imaginei que não passasse disso. O custo, tempo e desperdício de material de cada carcaça aumenta! Não percebo a política ambiental da Apple, mas imagino que isto seja uma forma de se mostrarem elitistas e mostrar algo diferente, como quando apresentaram as carcaças em titânio.

    ResponderEliminar
  2. btw, o Steve Jobs anda a ver se tira o lugar ao Rui em termos de magreza :P

    ResponderEliminar
  3. Esqueces-te do "pequeno" pormenor que todo esse aluminio desperdiçado pode ser - é - reciclado e usado para fazer novos blocos de aluminio.

    Quanto à magreza... de certeza que ele se anda a preparar para ir comer umas francesinhas aí à Ribeira. :)

    ResponderEliminar
  4. Durante imenso tempo li críticas ao facto da estética do MacbookPro estar cansada e ultrapassada. Nunca percebi o porquê pois, ainda hoje, raros são os portáteis Windows que se lhe aproximam (talvez alguns Sony).

    Entretanto, a minha abordagem a estes novos Macbook parece ser semelhante à que fiz aos (então) novos iMac: primeiro estranhei-os, depois entranhei-os. A razão, em grande medida, é o bordo preto do ecrã que, nas fotografias, sempre me pareceu tornar a máquina muito pesada.

    Mas, vá lá, os teclados são diferentes. Sendo eu alguém que se adapta com facilidade a teclados diferentes, nunca consegui "encontrar-me" com os teclados dos MacbookPro. Embora seja conveniente dizer que nunca os usei muito mais do que os poucos segundos necessários para fazer uma assistência. Talvez simplesmente tivesse necessidade de mais tempo para perceber "o truque".

    Uma das vantagens desta nova gama é que cria a possibilidade de vermos algumas boas promoções na Fnac com os modelos anteriores, como fizeram há algum tempo com os modelos de 17. E outra vantagem é que quem preferia o MacbookPro ao Macbook por ser de alumínio mas não o comprava por ser muito caro, tem agora a possibilidade de o fazer.

    ResponderEliminar
  5. Eu também estranhei este tipo de teclados quando sugiram... mas depois de passar alguns momentos a experimentar teclar num deles não me pareceu complicado habituar-me a eles.

    Esqueci-me de referir que nos novos MacBook, os teclados são retro-iluminados... o que é mais um "toque" que fica sempre bem.

    E sim, é a melhor altura para procurar umas promoções especiais que permitam ter um Macbook Pro "dos antigos" a bom preço.
    (Se bem que muitas das pessoas querem sempre a "última versão" e vão achar o antigo "ultrapassado".)

    Mas é uma questão de carteira mais ou menos recheada $$$ :)

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Carlos, com a sua experiencia, diga-me se windows xp têm toda a compatibilidade com estes macbooks.

    É o seguinte, gostaria de começar a usar um SO mais levezinho, rapido e bastante artilhado em termos de ferramentas de ediçao (video e fotografica, tipo o OS X) mas teria de fazer um bootcamp para xp visto que muitas das aplicações que uso é desse dominio (refiro-me principalmente a programação, ferramentas como matlab e a simuladores de processadores, etc...). Já me disseram que com o macbook é possivel faze-lo e o xp funciona normalmente e inclusivé, que o proprio OS X pede para inserir um cd, na altura que se configura o bootcamp, de modo a colocar nesse cd todos os drivers necessarios do hardware do apple para instalar posteriormente no xp.

    Outros dissem-me "Mas vais comprar um apple para meter o xp? Com o mesmo dinheiro compras um pc e usas o xp". Nao, apenas usaria o XP para utilizar algumas ferramentas que preciso, tambem relacionadas com o meu curso, e o resto usaria o mac.

    Gostaria de saber, afinal de contas, se é assim mesmo que funciona o xp no mac ou se mais vale comprar um outro pc (tipo o vaio sr de 13,3'' tambem) e usar o xp.

    Obrigado pela atençao

    ResponderEliminar
  7. Talvez alguém que use efectivamente um MacBook e Bootcamp te possa elucidar melhor que eu - a minha experiência com Macs é praticamente nula.

    Mas pelo que tenho ouvido falar, o bootcamp funciona bastante bem - pelo que não deverás ter problemas em usar um Macbook para esse fim.

    Aliás conheço gente que comprou um Macbook a bom preço, para depois lhe instalar o XP - apenas por gostar do "design" do portatil.

    Portanto... todas as hipóteses são possiveis.

    E podes sempre tentar arranjar um bom negocio num macbook da geracao anterior... já li noticias que nalgumas lojas online estão a ter descontos de $800 USD.

    ResponderEliminar
  8. Pois era mesmo isso que estava a tentar ver... Queria mudar um pouco de plataforma, usar outras coisas, variar, e nao estar preso sempre a mesma coisa. So assim sentirei qual o melhor SO do que andar por ai a mandar bocas para o ar a dizer que o windows e melhor ou o linux sem nunca tem experimentado outros SO.

    Sim, talvez consiga negocios porreiros com os macbooks da geraçao anterior. So mesmo o xp no macbook é que me esta a "atormentar" um pouco. De resto logo se hade ver.

    Obrigado entao pela resposta.

    ResponderEliminar
  9. o meu colega tem um macbook com bootcamp e tudo funciona perfeitamente. nesse campo penso que não terás problemas

    ResponderEliminar
  10. Não é um Macbook mas um cliente meu tem um iMac com o XP em Bootcamp. A única coisa que posso garantir é que a máquina é rapidíssima e nunca ouvi ele queixar-se de qualquer problema. Aliás, na empresa dele, as duas máquinas em XP mais rápidas são... um iMac em Bootcamp e um MacbookPro em Parallels.

    A única (relativa) dificuldade tem a ver com o teclado que possui algumas teclas em locais diferentes (acentos e outros sinais). Contudo, há algures uma pequena aplicação que permite remapear a localização das teclas mais rebeldes.

    Eu não estou à espera de haver alguma dificuldade adicional por ser um Macbook. Se fosse a Microsoft a produzir os controladores, podia recear algum deles "armadilhado". Sendo a Apple, fico mais ou menos descansado. Mesmo se algum dos controladores fornecidos com o Bootcamp não estiver muito optimizado, pode-se sempre ir buscar outros melhores ao site dos respectivos fabricantes.

    Contudo, se alguma dessas aplicações precisar de uma placa gráfica relativamente desenvolta, só aconselho mesmo ou os novos Macbook com chipset nVidia, ou qualquer MacbookPro.

    ResponderEliminar