2008/11/23

Apple Prepara LCD com Backlight Secundario

Não há dúvida de que o iPhone é uma excelente montra tecnológica... no entanto, há pormenores que lhe faltam. Pormenores que se podem encontrar até no mais básico telemóvel... tal como indicadores luminosos sempre visíveis.

No meu velhinho telemóvel tinha sempre o relógio visível, assim como facilmente sabia se tinha chamadas não atendidas ou SMS recebidos. O seu LCD era visível mesmo sem a iluminação ligada, e o seu LED de estado piscava de forma diferente conforme as situações.

No iPhone, temos um exclente LCD... mas que de nada nos serve quando está desligado.

De facto, uma das coisas que mais me "custou" na fase inicial de ter o iPhone, foi habituar-me a ter que pressionar o botão para "acordar" o LCD sempre que quero ver as horas; e o mesmo se aplica para ver se tive SMS, ou chamadas não atendidas.


A Apple está bem consciente destas limitações, e é por isso que anda a investigar LCDs que permitam mostrar informação mesmo com o backlight desligado.

O princípio é simples, usar uma fonte secundária de iluminação, numa zona específica, que permita iluminar uma parte do ecrã LCD mesmo quando a iluminação principal (que ilumina o LCD todo) está desligado.

No entanto... parece-me ser uma solução condenada logo à partida.

Não seria muito mais fácil e prático usar a iluminação por matriz de LEDs, onde se teria controlo absoluto sobre que zonas do ecrã se querem iluminar, e até alterar a sua cor?

Isto para não falarmos na solução ideal, que seria utilizar um ecrã OLED, que apenas gasta energia nas cores/píxeis que está a emitir... em vez de necessitar de um backlight constantemente aceso independentemente do que está ser mostrado.

Só o tempo dirá se esta solução da Apple virá alguma vez a ser implementada, ou se ficará perdida para sempre nos arquivos de patentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)