2008/11/23

Ciência e Saúde - Todos de Olhos Fechados?

Este artigo da Wired fez-me relembrar alguns documentários que vi, e sobre os quais - sem querer ser alarmista - gostaria de partilhar alguns pensamentos convosco.

O artigo em questão fala sobre a "explosão" de aparelhos de Raios-X que surgiram depois do seu descobrimento.

Na altura, essa grande descoberta foi quase revolucionária, e como em quase todas as grandes inovações científicas, havia milhares de pessoas a usarem-na para tudo e mais alguma coisa. Pouco faltava para que toda a gente tivesse uma máquina de raios-X em casa.

Até as sapatarias tinham máquinas de raios-X, para que as pessoas pudessem ver os seus pés dentro dos sapatos e botas!

... e obviamente, estamos a falar de máquinas sem qualquer tipo de protecção, que irradiavam de forma indiscriminada todas as pessoas em seu redor.

Mas, naquela altura, ninguém conhecia ainda as consequências da exposição prolongada a este (nem outros) tipos de radiação.

Aliás, a raça humana sempre ficou maravilhada com as novas descobertas - e já no início do século, quando o petróleo era considerado a fonte inesgotável de energia, havia à venda vários "medicamentos" petrolíferos que prometiam energia e vigor...

No auge da época atómica, novamente o mesmo aconteceu - com a energia atómica a ser condiderada a nova fonte de energia inesgotável e sem problemas... e com milhares (milhões?) de pessoas a serem expostas desnecessariamente a níveis elevados de radiação...

Ora, e porque tudo isto?
Se actualmente ficamos arrepiados, ao vermos estes documentários sobre essas épocas,  em que nos apresentam spots publicitários a aconselhar as pessoas a colocarem elementos radioactivos na sua água de beber e a dá-la às suas crianças - quem nos garante que o mesmo não possa estar a acontecer hoje mesmo, e que as gerações vindouras digam o mesmo de nós daqui a 40 ou 50 anos?

Não pensem que é assim tão difícil... temos o exemplo do que aconteceu com o tabaco, com o amianto na construção civil, e sabe-se lá que mais... tudo produtos que originalmente foram anunciados como sendo uma "maravilha" para as pessoas.

[Futurologia]
2090, dois jovens comentam um documentário sobre o início do século XXI que passa nos seus visores holográficos.

- Tchiii... olhem para aqueles desgraçados. Andavam com aqueles telemóveis a fritar a cabeça... mal imaginavam eles o que aquilo fazia às células do corpo humano após exposição prolongada!
- Ei, pois era... E não era também naquela altura que eles tinham aqueles sistemas pré-históricos de comunicação sem fios?... Aqueles... WiFi?
- Sim, sim, era isso mesmo... e pensavam eles que aquilo era seguro! Aquela gente parecia da idade da pedra.
[fim da futurologia]

Como disse, não é minha intenção alarmar ninguém. E sendo eu um apologista e defensor da ciência, acho que agora - mais que nunca - temos cientistas e entidades que se preocupam com os efeitos adversos das novas tecnologias na saúde humana.

No entanto... é preciso não esquecer as lições do passado, onde durante décadas(séculos?) os interesses económicos se sobrepuseram à racionalidade humana.

E por isso, o meu conselho é que... certifiquem-se que não andam de olhos fechados!

Um bom domingo para todos! :)

4 comentários:

  1. Lá está ... é a evolução das coisas ... :-)

    Lembras te da conversa que tivemos esta semana??? A evolução da economia ... não sabemos se é bom ou se vai piorar o mundo ... Em 2090 lá os teus 2 jovens a ver o documentário e a dizer, estes gajos é que eram burros, deixavam que só alguns ficassem com tudo ... :-) a evolução tem sempre de ser ponderada se não podemos cair no ridículo.

    Bom resto de fim de semana
    Rol

    ResponderEliminar
  2. eu cá acho que 2090 é ser muito optimista ;P

    ResponderEliminar
  3. O tema desta semana é ciência?

    ResponderEliminar
  4. Aos catastrofistas parece que não necessitam de se preocupar com 2090, 2009 deve chegar: http://www.ovimagazine.com/art/3761

    ResponderEliminar