Pensam que os sintetizadores - neste caso os samplers - são coisas que só se tornaram possível com a electrónica avançada?
Pois bem, apresento-vos o Mellotron, um teclado musical electromecânico que fazia uso de inúmeras fitas magnéticas sob as teclas. Ao pressionar uma tecla encostava-se a cabeça de leitura à fita, reproduzindo o som (o "sample") lá existente.
É engraçado vermos a complexidade mecânica necessária para obter um efeito que hoje em dia é superado por um qualquer microchip existente num brinquedo electrónico...
Vejam um vídeo, para verem do que este teclado era capaz.
É brilhante, mas algo me diz q akele é o unico prototipo!
ResponderEliminarNão, aquilo até teve bastante sucesso na altura:
ResponderEliminar"In the early 1970s 100 of the instruments were assembled and sold..."
"The M400 version was released in 1970 and sold over 1800 units..."
o mellotron era amplamente utilizado por bandas de rock progressivo. O próprio José Cid, quando fazia boa música (10000 Anos Depois Entre Vénus E Marte - que foi eleito um dos 100 melhores álbuns de sempre de Rock Progressivo, por uma revista inglesa) o usava e uma das músicas do álbum chama-se "Mellotron o Planeta Fantástico" em honra a esse instrumento.
ResponderEliminarPenso que o Jean-Michel Jarre também o usou, pelo menos no seu primeiro álbum.
ResponderEliminarNão me importava de brincar um pouco com uma coisinha destas. Mas se tivesse que escolher entre um Mellotron e um Moog (mesmo sabendo que são duas coisas completamente distintas), acho que escolhia o último. A sonoridade deste faz-me recordar demasiado os bailaricos do Mercado da Ribeira.
estas coisas vêm-me sempre lembrar do meu fascínio eterno por teclados/sintetizadores and all that blá! :D
ResponderEliminarE o teu que anda tão paradinho... um crime, um crime digo-te já :P
Não ´ta nada paradinho... arrumei as tralhas há 3 semanas, para poder chegar ate ele. :)
ResponderEliminar@Joao
Pois, o Moog marcou uma sonoridade... Houvesse esapaço e dinheiro e gostaria de ter 1 de cada dos "clássicos" dos sintetizadores de cada década.
Desde o Moog, os Fairlight, e depois os mais "recentes" Roland, Korg, Yamaha... etc.
Na minha juventude era sempre uma guerra constante com a evolução da "síntese" e dos samplers... Coisa que parece ter estagnado neste novo milenio. Será que já esta tudo inventado?