2008/12/22

Microsoft "Estica" XP até Maio de 2009

Digam o que disserem, o que é certo é que tal como eu, muita gente não foi na "onda" do Windows Vista - e embora a Microsoft anuncie milhões de unidades vendidas, é preciso não esquecer que uma grande percentagem desse volume se deve unica e exclusivamente aos computadores que o trazem de origem.

Não sei se estará relacionado, mas mais uma vez a Microsoft resolveu prolongar durante mais uns meses o Windows XP, tendo a sua data final sido "esticada" até 30 de Maio de 2009.

... altura em que supostamente poderão migrar directamente para o futuro Windows 7.

7 comentários:

  1. e se os users fugirem massivamente do W7 como fizeram do Besta?

    Sera a Mac ou o GNU/Linux a ganhar clientes?

    ResponderEliminar
  2. ("- -") -- BUGabundo: esticam o prazo do xispe até ao windows 8 ou 9 :)

    ResponderEliminar
  3. A MS com o W7 acho que vai ser "ou vai ou racha"... Acho que ninguém aguenta levar com uma década de sistemas operativos que não cumprem com o que os utilizadores esperavam.
    ... o mais engraçado será talvez a concorrência ser das pessoas que se recusam a abandonar o XP.

    Mas acho que é um passo importante, para de uma vez por todas se perceber que estamos fartos de "comprar um PC mais rápido" para poder correr o raio de um Sistema Operativo.

    Veja-se os exemplos das consolas, ou dos sistemas "fechados" como era antigamente, no caso dos commodore Amiga, MSX, Atari STs, etc.

    Durante a sua vida, as coisas iam avançado e sendo cada vez mais rápidas e melhores.
    Vejam os jogos de uma PS2, como eram no início e como são agora...

    Nos PCs, vive-se o oposto... cada coisa que sai é mais lenta e ocupa mais recursos (tirando umas poucas excepções.)

    Espero mesmo que o Vista tenha servido de lição para que a *boa* programação comece a ter mais valor...
    Como já disse por várias vezes, a experiência que temos actualmente é basicamente a mesma que tinhamos no tempo do W95/98 - SOs que num PC actual demoram poucos segundos a arrancar e que funcionam com 64/128Mb, em vez dos 2GB que pedem para o Vista!

    ResponderEliminar
  4. > ... o mais engraçado será talvez a concorrência ser das pessoas que se recusam a abandonar o XP.

    Não será preciso lembrar q o XP tem 7 anos de existencia e q ja é velhote para as modernices actuais, e n ha SP q o safe. O suporte para SATA/SSD, multicore ou ate multiCPU (ja alg leu as restriçoes q a MSFT tinha no q diz respeito ao uso de varios CPU (logicos ou fisicos) em XP?)

    ResponderEliminar
  5. Pode ter 7 anos, mas olha que por aqui está a dar uso a um quad-core, com Sata em Raid, e não se tem queixado...

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. O XP até pode ser velhinho, mas acreditem que não é com o Vista que vamos lá. Tal como o Carlos referiu W7 vai ser mesmo ou vai ou racha, pois as pequenas empresas cada vez têm que ponderar custos e para muitas a melhor solução começa a ser ir para a concorrência que faz o mesmo com um custo de 0. Ou seja, ou a Microsoft aparece com uma solução que permita que os sistemas actuais possam migrar sem grandes updates e sem mamar toneladas de recursos, ou então a solução vai continuar a actual,linux ou XP. Pois temos que ter noção que a plataforma Linux deixou o seu "geek-suit" no guarda-fatos e está aí cada vez mais user-friendly. Posso mesmo dizer que a minha mãe, conseguiu trabalhar melhor com o Ubuntu, para escrever um documento e sem nenhuma ajuda, que no XP, quando começou a sua introdução à informática com 48 anos. Ou seja, numa instituição que possua 20 empregados a fazer trabalhos que necessitam somente de IE/Firefox e de um editor de texto e de folhas de calculo para trabalhar, acreditem que agora para mim a escolha seria Linux. Não terei que perder imenso tempo a pensar qual a solução de segurança que terei que escolher para as máquinas, além de ter um custo, e o mais importante, com uma máquina a correr a 1Ghz e com 512Mb de Memória Ram, toda a gente consegue correr o seu OS, sem problemas nenhuns.

    Desculpem o testamento, mas para mim isto do fim do XP é uma "porcaria", pois significa que 100 máquinas terão que trocar de SO e que eu terei muito trabalho a fazer...

    Cumprimentos Virtuais

    ResponderEliminar