2008/12/13

Rodagem dos Plasmas

Nas minhas pesquisas derivadas daquela notícia de um Plasma Full HD de 50" por 1099 Euros, fui dar com um artigo sobre algo que desconhecia completamente.

Como é do conhecimento geral, um dos problemas dos plasmas é a sua propensão para o efeito "burn-in" - ou seja, ficarem com uma imagem fantasma permanentemente queimada no ecrã.
(Algo que certamente já terão visto nos monitores dos terminais Multibanco mais antigos, em que se nota as imagens do "boneco" sobreposto sobre todos os desenhos que lá estejam a passar.)

É certo que nos plasmas actuais isso já foi bastante melhorado, sendo muito menos susceptíveis a este efeito - no entanto, é sempre necessária alguma atenção, particularmente se virem bastante conteúdo que tenha permanentemente partes do ecrã com imagens estáticas - tais como logotipos de um canal de TV, ou até as barras pretas que aparecem quando vêm filmes, ou conteúdo 4:3.


O que eu não sabia é que algumas pessoas/marcas aconselham a que se faça uma "rodagem" dos plasmas.
Aparentemente, este efeito de "burn-in" é mais preocupante durante a fase inicial enquanto o "plasma" é mais quente. Pelo que, existem várias sugestões para minimizar este efeito que deverão ser seguidas pelos seus possuidores durantes as primeiras centenas de horas de uso.

Segundo a própria Samsung - que é um pouco ambígua sobre isto (um pouco como os fabricantes de automóveis, que dizem que não é necessário fazer a rodagem dos carros novos... mas que não faz mal se o fizerem) - eis o que podem/devem fazer:

  • Não deixar o plasma TV com imagens estáticas durante muito tempo
  • Evitar ver canais com logotipos estáticos durante longos períodos de tempo, assim como canais de notícias que mantenham o
  • Activar a função de pixel shifting
  • Usar barras cinzentas em vez de pretas ao ver conteúdo 4:3.
O objectivo é minimizar a diferença de utilização dos vários píxeis  ao máximo.


Para os mais "puristas" existe ainda a opção de:
  • Usar um DVD especial (Break-in DVD) que contém vários ecrãs coloridos e de diferentes intensidades, que ajudará a manter a qualidade do vosso plasma durante este período de rodagem inicial.

Por todas estas coisas, sempre preferi a simplicidade dos LCDs - que não necessitam destas preocupações.
Mas com um Plasma de 50" àquele preço, não me importo de ter mais cuidados com isto. :)

3 comentários:

  1. por acaso eu sabia a maior parte dessas...

    ResponderEliminar
  2. Sim, os LCD's não sofrem de alguns destes "males" mas sofrem de outros graves:
    - O contraste que é anunciado (que normalmente é dinamico como nos plasmas) é para quem está mesmo de frente para o ecran, e com a luz (os LCD's tem uma luz fluorescente por traz da imagem) no máximo: ou seja numa loja onde existe muita luz tudo bem, mas numa sala mais escura, as partes supostamente pretas do ecran ficam russas (nota-se a luz por traz).
    - E quando dizem que tem um angulo horizontal de visão de 170graus normalmente quer dizer que quando se está a ver a imagem de lado a 85graus temos um contraste na pior das hipoteses de 5:1 (alguns fabricantes mais "bonzinhos" consideram 10:1) que se nota na maioria dos LCD's para computador mais baratos (abaixo dos 500€).
    - O tempo de respoosta dos LCD's por muitos arteficios que inventem para medir o tempo de resposta nunca dá a mesma sensação de dinamica ou suavidade no movimento que se tem num plasma ou CRT (sistma das TV's antigas).
    Tanto que muitas das imagens de demonstração nas lojas são imagens com movimento muito lento.
    Mas mesmo com pouco movimento pode-se notar, por exemplo a superficie da agua agirada pode fazer pontos momentanios de luz (reflexos) que parecem estrelinhas que aparecem e desaparecem muito rapidamente, isto num LCD não tem nada a ver com a sensasão de realismo num Plmasma. Claro que é preciso as condições da imagem para se notar, mas se elas existirem, nota-se bem a difirença principalmente se estiveram lado a lado.

    Quando ao burn-in acho que deviamos ter uma petição online para os nossos canais nacionais mudarem os logotipos berrantes que estão sempre a roubar imagem e queimar o fosforo.
    Alguns camais estrangeiros metem o logo disfarçado em cinzento transparente em cima da imagem, mas sem de deixar de ver a imagem, e sem cores berrantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho um Plasma Panasoni novo e continuo a achar muito errado os logos dos canais brilhantes e berrantes, canais HD de séries em que se pretende uma imagem cinematografica quando estamos a ver imagens escuras o logotipo com as suas cores potentes parece uma lanterna apontada para os olhos, e estraga toda a experiencia imersiva que se pode ter com uma boa imagem :(
      Quando vejo alguns canais HD americanos com os logos muito bem disfarçados (que na realidade é essa a função do logo - serve apenas para identificar o canal e não como second screen de publicidade ao próprio canal)
      Será que uma petição tinha pernas para andar?

      Eliminar