Não digam que não vos avisei quando, daqui por uns anos, em vez de estarmos a comprar discos estivermos a comprar placas cheias de memória FLASH (ou lá que coisa equivalente houver na altura.)
Vejam esta placa ioDrive da Fusion-IO, uma placa PCI-Express que leva até 320GB, e capaz de velocidades alucinantes que quebram todos os recordes: 368 MB/s de escrita e 473 MB/s de leitura.
Infelizmente... uma placa destas custa "ligeiramente" mais que um disco rígido desta capacidade: mais de $14,000. Mas não desesperem, podem sempre optar pela versão de 80GB, que custa "apenas" $3,000.
Se tiverem um orçamento mais reduzido, então podem sempre considerar estes SSD Vertex da OCZ, que também não se portam nada mal com os seus 64MB de cache, 200MB/s de leitura, 160MB/s de escrita, e preços bastante mais acessíveis:
30GB, 60GB, 120GB e 250GB disponíveis respectivamente por $129, $249, $469, e $869.
(falta saber como é que estes OCZ se portam naqueles casos críticos de escrita de ficheiros pequenos.)
2008/12/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
ainda ta caro...
ResponderEliminarpro ano isso ja fica a preços de discos sata.
esse OCZ usara q interface? SataII ?
Sim, SataII.
ResponderEliminarEles já andam por cá (sem ser esta versão mais recente.)
quanto a isso ser futuro já nao sei.
ResponderEliminarve este artigo:
http://www.spectrum.ieee.org/dec08/7024
é um novo componente que possivelmente vai mudar a eletronica duma forma nunca vista.
O artigo é longo 6paginas mas vem a leitura.
Caso o desenvolvimento corra bem dentro de poucos anos ha mil e uma coisas a base de memristor, processadores, chips, memorias de alta velocidade, armazenamento, baixo custo.
cumprimentos!
gosto do teu blog, continua!
Obrigado Vetras.
ResponderEliminarSim, tenho acompanhado os desenvolvimentos do Memristor.
Há muito tempo que digo que, "um dia", os computadores terão todos memória não volátil e de acesso instântaneo - em quantidades inimigináveis.
Mas até que esse dia chegue, iremos assitir a muitos passos intermédios, que começaram com os discos hibridos, e agora continuam com a transição para os "discos" SSD.
Acredito que medida que as memórias e os controladores forem evoluindo, a fronteira entre a memória "RAM" e a memória de armazenamento irá esbater-se cada vez mais (isto a longo prazo.)