2009/01/05

Fidonet

Há muito que andava a ameaçar, mas hoje - despoletado por este post do Celso - vai ser o dia em que finalmente vos vou contar um pouco sobre como as coisas se passavam no tempo pré-internet.

Bem vindos à Fidonet.

Ora... tal como os rádio amadores e utilizadores dos CB (Banda do Cidadão,) também os curiosos dos computadores se renderam à possibilidade de comunicarem entre eles. Estavamos na época onde os modems reinavam, e velocidades de 1200/2400 bauds eram a norma.

E, já que Internet era uma coisa do qual nem se ouvia falar, que se fazia com esses modems?... Ligava-se para as BBS.

Então, o que era uma BBS? Basicamente, um computador com um Modem.
Ao telefonarmos para lá (com o nosso computador) tinhamos acesso a uma lista de serviços (tudo em modo terminal, tipo "teletexto"), sendo que normalmente a mais interessante era ler/escrever em forums, assim como enviar mensagens directamente para outros utilizadores, ao estilo "email."

Obviamente, tal como sucede num vulgar telefonema de voz, quando alguém estava ligado a uma BBS, essa linha ficava ocupada e impossibilitava que outros se ligassem. Era por isso que as BBS maiores tinham várias linhas e vários modems, possibilitando a ligação simultânea de N utilizadores.
De qualquer maneira, como não era prático estar a escrever mensagens "em directo" quando se estava ligado à BBS (e a pagar a chamada) utilizavam-se os offline mail readers, como o Blue wave e o Silver Express.


Estes programas descarregavam um pacote comprimido com todas as áreas e mensagens que nos interessavam, para que pudessemos ler e responder calmamente no nosso computador depois de ter desligado a chamada.
Ao escrevermos as respostas, era criado um novo pacote de mensagens comprimidas que seria enviado da próxima vez que nos ligássemos à BBS.

Por muito jeito que desse falar com outros utilizadores da mesma BBS, isso limitava os utilizadores a uma área geográfica pequena (a não ser que estivessem dispostos a pagar chamadas de longa-distância ou internacionais - algo que muitos faziam, graças às blue boxes e tal, mas isso é outra história.)

É por isso que surge a Fidonet, uma rede de BBSs que funcionava de forma idêntica a uma Internet em modo "offline".
O princípio era simples: as mensagens iam passando de BBS em BBS até chegarem ao seu destino (que abrangia praticamente todo o mundo.) As BBS nacionais iam transferindo os pacotes entre si, e uma delas era responsável por o enviar para Espanha, onde outra seria responsável por o enviar para França ou Inglaterra, e assim sucessivamente.

O resultado era uma rede mundial de comunicação com custos relativamente reduzidos (exceptuando os tais nós reponsáveis por fazer as ligações internacionais - mas isso às vezes era partilhado por vários - e não esquecer que nesta altura era bastante comum pagar-se por este tipo de serviços, com os utilizadores das BBS a pagarem uma mensalidade/anuidade.)

Portugal era a zona 36; pelo que podíamos encontrar áreas de discussão como as Anedotas_36, Enigmas_36, Chacha_36, Sexo_36 e muitas outras zonas... com os temas que se adivinham.

Para uma pessoa com um computador e um modem, era o que de mais parecido havia com a Internet... anos antes de se ouvir falar disso.

Para mim, que normalmente apenas tinha oportunidade de fazer upload/download para a BBS (no meu caso o Teleforum do Fernando Edgar) uma ou duas vezes por semana, era sempre uma alegria enorme ver os KB a desfilar lentamente no monitor do computador. Pacotes de mensagens com 50KB demoravam longos minutos a transferir àquelas velocidades.

Era também a época de ouro dos modems, com as BBS a tentarem ter sempre o último grito da tecnologia: os modems de 9600, os de 14400, os rapidíssimos 19200!... e o trabalho que dava, ter o modem correctamente configurado para que realmente se ligasse àquela velocidade, já para não falar nos modems que não "gostavam" de outros de outras marcas... Enfim... uma aventura!


Depois, com o surgimento da Internet e o seu crescente acesso pelo público em geral, as BBS foram perdendo utilizadores e os serviços que prestavam foram rapidamente suplantados pelos newsgroups, mailings lists, IRC, emails, e tudo o mais que a Internet nos oferece actualmente.

Mas, foram anos interessantes e dou-me por feliz por ter tido contacto com esses pioneiros das comunicações informáticas. :)

11 comentários:

  1. Anónimo5/1/09 14:13

    Quando era "novo" cheguei a ligar com um modem 1202bps da rede MultiBanco, era o unico que havia no computador.

    ResponderEliminar
  2. O meu primeiro modem também era desses (do Millennium - naquela altura: Atlântico) para aceder aos serviços Multibanco e Páginas Amarelas. :)

    ResponderEliminar
  3. O meu primeiro já foi 2400. Curioso foi que os 14400 quando surgiram revelavam-se rápidos de ais para as UARTS da maioria dos computadores...
    WOW. 14400 Kbits rápido... É só rir, é só rir!
    Como se aturava aquilo, não sei, mas que foram bons tempos foram!

    ResponderEliminar
  4. E uma disquete de 720KB dava pra armazenar tudo o que se queria. :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/1/09 00:00

    Eu liguei-me inicialmente com o 2400bps (bps e baud, também) e era.... enfim.... lento.
    Depois passei para um 24.4 (ou seria 28.8) e era um show. Mais tarde saltei para o 56K onde fiquei até 2001!

    Há um passado que não é tão "passado" assim. :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/1/09 16:14

    Esses tempos é que era :-)

    A facturar para a portugal telecom, e a ouvir sermões todos os meses...
    Horinhas a fazer configurações em modems que um gaijo ate tinha medo de lhes mexer ... custavam uma fortuna :-) GRANDA MALUCOS

    Rol

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6/1/09 17:28

    Cheguei a estar em casa de um vizinho com um modem de 9600 que tinha uma lista de BBS com vários números de telefone.

    Não me explicou exactamente para que servia (também não devia saber muito bem) mas lembro-me perfeitamente que me explicou com um "através desses números consegue-se ir buscar software" :o)

    A minha experiência real foi já depois mais tarde com um modem 33.6 já que nunca consegui configurar o tal de 9600 (que o meu vizinho me emprestou) no win3.1 hehe...

    Raios...as coisas eram muito mais difíceis de configurar na altura :oP

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  8. Pois, aquelas init strings cheias de comandos "AT", eram uma dor-de-cabeça até se conseguir atinar com uma configuração que funcionasse. Ehehe

    ResponderEliminar
  9. Realmente isto são só gente jovem. Os meus primeiros contactos com modems foram umas coisas acústicas que funcionavam a 70 baud para ligar da 5 de Outubro para umas instalações da Time Sharing na Lapa ao Mark 4 (este sim uma peça de museu já na altura - fabrico de 195?)

    ResponderEliminar
  10. @Cafonso

    Eh lá, 70 baud é realmente obra.
    O mais próximo que estive foi quando andei em experiências a enviar jogos do spectrum via rádio para alguns colegas nas redondezas. :)

    ResponderEliminar
  11. E eu cheguei a ser moderador da Bola_36. Futebol em Portugal.
    Que loucura de tempos...

    Paulo Vieira

    ResponderEliminar