2009/01/10

iPhone Quad-Core

Andam rumores a circular de que a Apple poderá estar a preparar um iPhone com um processador quad-core.

Considerando os recentes movimentos da Apple, com aquisiçao e parcerias com empresas de hardware no campo dos processadores e chips gráficos, parece-me algo que possa ter algum fundamento.

Um iPhone com um processador multi-core diferenciado, que active os cores necessários para processamento intensivo, e que reverta para um único core de baixo consumo quando em idle, poderia tornar-se bastante eficiente num dispositivo móvel.

Já para não falar numa placa gráfica 3D ainda mais eficiente, também substanciada pelo interesse da Apple naquela empresa especializada nos chips PowerVR.

A par das baterias de maior capacidade, moldadas à medida do espaço disponível, que foram apresentadas nos novos Macbook, poderia servir até para aumentar a autonomia desse novo iPhone quad-core.


Parece-me bem mais provável que seja isso que a Apple ande a preparar, do que a diversificar para modelos como o tal falado iPhone Nano...

Quem sabe, o novo iPhone até pode ter uma câmara frontal que fique escondida por trás do LCD. :)

Pelo menos, parece-me mais lógico que continuem a concentrar-se num "único" modelo base, que vai tendo vários upgrades, do que começarem a perder-se numa enormidade de diferentes modelos.

Esperemos também que o próximo firmware 3.0 resolva de vez alguns dos "bugs" fundamentais que impedem que o já excelente iPhone se torne praticamente "perfeito".

Refiro-me, por exemplo, à impossibilidade de fazer operações tão simples como apagar um único SMS no meio de vários enviados/recebidos de um contacto; enviar contactos para outro iPhone sem a necessidade de usar um programa extra; e, num aspecto mais técnico - irrita-me que hajam aplicações que digam que o iPhone está com "pouca memória livre".

Ora... ó meus amigos, se o iPhone nem sequer permite que existam programas não oficiais a correr no background, como é que justificam que possa haver fugas de memória?
O sistema operativo devia ser estanque nesse aspecto: um programa é executado, e quando é terminado o sistema operativo deveria repôr as condições iniciais de funcionamento.
Espero bem que a próxima versão resolva isto.

Não pensem que estou a reclamar demasiado... por exemplo, no meu anterior Pocket PC Windows Mobile, era rotina semanal ter que fazer um hard/soft-reset ao bicho para ele ficar em condições. No iPhone, já nem me lembro da última vez que o desliguei ou fiz reset... é mesmo *muito* raro.
No entanto, aplicações há (normalmente as mais exigentes em termos de memória) que frequentemente crasham (as aplicações, regressando ao menu do iPhone) a não ser que sejam executadas logo depois de um reset, com o sistema operativo ainda "fresco."

Ainda poderia dar-lhes um "desconto" se, como acontece no Windows Mobile, as aplicações ficassem a ser executadas continuamente em segundo plano e a gastar memória - mas no iPhone não têm essa desculpa.

6 comentários:

  1. Algo que eu gostaria mesmo de ver no iPhone (pelo menos nunca vi ainda nenhuma referência a algo do género) era a possibilidade de usar um teclado. Durante o dia, está bem que nos submetamos ao teclado onscreen. Mas durante a noite, se estava em casa e só queria ir à internet dar umas voltas rápidas, um teclado externo aumentava-lhe bastante a usabilidade.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que isso vai "dar um grande volta" nos próximos tempos, e a Asus já anda a apontar para isso com aquele portátil que é 2 máquinas independentes numa caixa (com a mais pequena a poder tirar-se e funcionar tipo "mobile device".)

    Ou seja, com a potência a aumentar nos telemóveis e Mobile Internet devices, não vejo qualquer inconveniente em eventualmente começarmos a usá-los cada vez mais como computadores "principais".

    Imagina: tens o teu iPhone... chegas a casa ou ao trabalho, encaixas numa docking-station (que pode ter o aspecto de um portátil "sem miolo") e ficas instâneamente com um computador com LCD e teclados grandes.

    Até poderia haver "carcaças" à medida para várias funções - um esquelo grande para estar em casa, outro estilo netbook para quem quisesse portabilidade mas sem perder o teclado, etc. etc.

    Eu acho que vai ser esse o caminho...
    (E evita aquele problema real de, quando se tem um smartphone+netbook+portátil+PC, se quisermos ter Internet movel, ser uma trabalheira (ou impossível) ter um único serviço para todos eles. Obrigando muitas vezes a pagar múltiplas mensalidades...)

    ResponderEliminar
  3. Ui... Uma máquina com esses specs era um sonho!
    Até dizia adeus ao meu Nokia.

    ResponderEliminar
  4. De certeza que a Nokia também não anda a dormir. :)

    ResponderEliminar
  5. sinceramente acho que a nokia, apesar de não dormir, anda sempre a "dormir na forma".

    com telemoveis em que as funcionalidades já existem noutros à mais tempo e com os eternos problemas de hardware demasiado fraco para as funcionalidades que lá metem...

    ResponderEliminar
  6. Enquanto tiver uma posição de mercado "dominante" que lhe permite fazer o que bem entender... há sempre o risco dessas situações.

    Tal como a Apple faz ouvidos moucos ao "copy-paste", a Nokia faz, desfaz, muda, e volta a mudar - deixando os cliente (e mais ainda os "developers") baralhados...

    Mas pronto, o caminho é "para a frente"... siga! :)

    ResponderEliminar