2009/02/12

GPS News

Lembram-se dos velhos tempos em que, antes de se comprar qualquer aparelho, era quase obrigatório verificar se o chip utilizado era um SiRF? Pois bem, se ainda houvessem dúvidas que esses tempos estavam a chegar ao fim, a partir de agora podem ter a certeza que entramos mesmo noutra era.

Tal como muitas outras funções que anteriormente necessitavam de chips dedicados, também o GPS segue agora o mesmo caminho. Prova disso é que a SiRF foi adquirida pela CSR, uma companhia especializada no fabrico de chips multi-funções.


Mas, isso não significa que a concorrência fique parada: a Epson Infineon acabou de anunciar um novo chip para A-GPS, que mede uns reduzidos 2.8 x 2.9mm, e gastando metade da energia de chips concorrentes.
Não deverá faltar muito até que *todo* o equipamento electrónico tenha capacidade GPS...


Enquanto isso, a Telenav anunciou um programa de navegação Turn-by-turn para o Android. Com um interface 3D todo catita, actualizações via internet, reconhecimento de voz, e muitas outras características interessantes, demonstra que a plataforma Android é mesmo para levar a sério.

... relembro que continuamos a aguardar por algo semelhante para o iPhone - não se compreendendo qual o motivo porque continuam a tardar.

8 comentários:

  1. O melhor chip para GPS não é o SIRF star III ma sim o u-blox 5. Está a demorar para aparecer dispositivos com este chip não sei porquê já o 4 é mt bom (eu tenho um faz o mesmo que o sirf e gasta menos)

    ResponderEliminar
  2. Desculpem comentar outra vez.

    Este navegador não me interessa muito. Tem mensalidade e precisa de ligação à net. A tomtom desistiu um bocado dos telemoveis, se o pessoal da ndrive fosse esperto, largava a porcaria do windows mobile e mudava para o android, que mercadão com que ficavam.

    ResponderEliminar
  3. Estou aramado em chato.

    Afinal já há, já não "googlava" faz um tempo

    http://www.u-blox.com/news/microsoft_usb.jpg

    E funciona dentro de casa n muito bem mas isto não tem nada a ver com os receptores que por aí andam, no porta luvas por exemplo bastante fiel. E já está preparado para o galileu. Ok o chip mais pequeno não tem 2,8*2,9 mas tem 4*4, um centímetro de diferença.

    ResponderEliminar
  4. Eu não digo que seja o melhor, mas era um dos mais comuns e "procurados". O uBlox sempre me pareceu bom (pelo menos no papel) mas nunca apanhei um dispositivo com ele - também não tive assim tantos. :)

    Pois, navegadores com mensalidade é sempre aquela coisa... (interessa às empresas, que sabem que isso seria uma fonte de rendimentos fenomenal.) Ter ligação à net, é cada vez mais quase obrigatório, quer para actualizações constantes - mas também para informações em tempo real de acidentes, desvios, etc.
    Em aparelhos como o iPhone/Android, é implícito que tenham internet sempre à mão - senão a sua funcionalidade é drasticamente reduzida.

    (Interessa é que haja tarifários adequados, que não sejam uma "chulice")


    P.S. podes comentar quantas vezes quiseres. Aqui, os "Comentários sem Custos de Utilização" são mesmo sem custos, ao contrário do que está para acontecer com as SCUTS! ;)

    ResponderEliminar
  5. Pois é Carlos, eu ás vezes fico parvo com as pessoas que têm ligação à net no telemóvel, penso logo, "chiça deve ganhar muita bem" é que não tem cabimento nenhum. Claro que tem, o medo das operadoras é em vez de fazer-se chamadas, passar-se a usar voip.

    Qt ao ublox5 tá mesmo mt á frente de tudo, funciona indoor (mal mas funciona) 2-3 segundos para fazer fix (eles dizem um segundo mas nunca é) e preparado para galileu. Que venha o galileu para termos erros de centímetros :)

    O estranho é não se ter adoptado ainda, porque como quase todos os navegadores já tão feitos para os sirf, custa dinheiro e não é pouco, alterar o fabrico dos dispositivos. E se calhar este chip é mais caro.

    ResponderEliminar
  6. O custo de estar ligado à net já não é o que era.
    Eu que o diga, que no iPhone tenho gasto menos de 10 euros por mês (quando dantes pagava 25 euros, sem direito a dados.)

    São apenas 250MB... mas para o uso que dou, chega-me perfeitamente (em média tenho gasto 50MB/mês) - para quem passar 95% do tempo "fora" de uma rede WiFi, o caso poderá ser diferente.

    Quanto ao uBlox, imagino que seja usado em equipamento de gama superior, em sistemas de posicionamento mais preciso...
    A tendência nos equipamentos de grande consumo é integrarem a funcção de GPS noutro chip multi-funções, para reduzir os custos - pelo que imagino que será cada vez mais complicado vermos um uBlox nesse mercado...

    ResponderEliminar
  7. humm essa do tempo em WiFi vs 3G do IPone é q dava um post interessante:
    n keres fazer uma sondagem?

    havera alguma app para quantificar o traf mensal e tempo passado em cada rede?

    Aí sim eu ficava convencido se realmente estes pacotes de dados sao ou n interessantes

    ResponderEliminar
  8. O iPhone contabiliza o tráfego gasto através da rede celular; através de WiFi não.

    Eu pensei que iria gastar mais do que efectivamente uso - mesmo nas férias, 15 dias a usar exclusivamente 3G, não passei dos 100MB.

    Claro que também não abusava. Quem passar o dia a ver vídeos do YouTube, ou a ouvir música via streaming, rapidamente ultrapassará os 250MB.

    Mas para email, browsing, mapas, e um ocasional YouTube... chega-me perfeitamente - associado ao facto de que durante 90% do tempo posso usar WiFi e aí não há limitações nenhuma.

    Com o tarifário que tenho (que já nem aparece na página da Vodafone, não sei porquê) consegui cumprir o objectivo de ter voz+dados pagando menos 50% do que pagava anteriormente só por voz - por isso, para mim, foi um excelente negócio.

    ResponderEliminar