2009/02/17

Windows 7 DRM

Lamentos informar-vos, mas parece que qualquer esperança de que o futuro Windows 7 pudesse ser um sistema operativo interessante, estão cada vez mais postas de lado.

Lembram-se dos tempos em que podiam utilizar o computador para fazer o que *vocês* queriam? Com o Window 7 a Microsoft está menos interessada no que vocês querem e mais naquilo que eles (e outros) querem.

  1. Ai de quem tentar alterar um ficheiro .DLL - pois descobrirá que afinal quem manda no PC é o próprio PC, bloqueando-vos o acesso a ficheiros e pastas.

  2. Firewall? Isso é só para alguns... certos programas podem ultrapassar as permissões sem que vos seja pedida qualquer confirmação - e pior ainda, sem qualquer notificação. Permitindo que essas empresas possam a qualquer momento aceder a dados no vosso PC.

  3. Usar o PC para gravar audio através da placa de som? Queriam! Se o sistema operativo detecta que está a ser feito o playback de qualquer som, reduz a qualidade da gravação para evitar "cópias".

Agora pergunto-vos... haverá alguém no seu perfeito juízo que considere sequer *comprar* um sistema operativo assim?
Para mim, nem que mo queiram oferecer!

8 comentários:

  1. lulz.. esses gajos parecem que fazem de propósito!

    ResponderEliminar
  2. Relaxa, isso é só para os "coitados" que pagam. Como sempre DRM só serve pra ferrar quem PAGOU pelo software. Com certeza teremos versões "livres"

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que se deva estudar um processo *justo* para que se controle de forma o mais fiável possível quando se ouve/ve uma coisa - mas isso não pode ser feito à custa de restrições de liberdades pessoais.

    Muito menos, quando - como bem disseste - quem paga é que se lixa, e quem pirata é que usufrui das coisas -- exactamente o contrário do que tentam anunciar.

    Ainda ontem no cinema não pude deixar de rir sempre que aparece o aviso: "proibido filmar"

    Ora... estou eu a *pagar* para ver um filme, ou para estar a levar com avisos legais? (E que nos DVD atinge proporções ainda mais maçadoras e inadmissíveis.)

    ResponderEliminar
  4. vai ser como o Vista... eu até ganhei uma cópia num passatempo e tudo... e fiz o quê? Despachei-o, pois claro! LOL ;)

    ResponderEliminar
  5. hehe é isso mesmo naovouporai ;)

    Fizeste tu senão bem! O Vista já tinha na mania que mandava mais no PC que o utilizador e se o W7 vai pelo mesmo caminho então bye bye :P

    ResponderEliminar
  6. Que grandes noticias!

    Espero que a ms consiga por os seus utilizadores a não conseguir fazer nada, que é da maneira que o Linux vai crescer

    w7, o SP com mais marketing de sempre :)
    hehehe

    ResponderEliminar
  7. Já tentei por o meu Debian a fazer isso, mas raios, ele teima em deixar o controlo da máquina para mim. Quando é que posso comprar um Windows 7, para ter o computador a controlar-me? :P

    ResponderEliminar
  8. @Bruno

    Está em desenvolvimento um plugin para o Debian, que permitirá matar saudades destas "funcionalidades avançadas".
    O computador passará a ter total controlo, incluindo as seguintes funções:
    -Alteração da password de administração para algo aleatório; mas que pode ser ultrapassado carregando no Enter.
    -Exibição de um ecrã azul com números crípticos a intervalos de tempo aleatórios e posterior reboot imediato: (A probabilidade de isso acontecer aumentará proporcionalmente com tamanho do documento que estejam a escrever, sem o gravar.)
    -Ao tentarem ver um vídeo, o monitor apagar-se-á automaticamente até que aceitem instalar um plugin "safe-view", que desactivará todos os dispositivos de leitura/gravação, incluindo (mas não limitados a) leitores de CD/DVD, portas USB, rato, teclado, placa de som, e ventoinha do processador.
    -A cada reboot, o sistema passará a demorar mais 30 segundos para arrancar, e mais 1 minuto para fazer o shutdown.
    -A cada 7 dias, relembrar para registrar o software e assinar uma mailing list que envia - de hora a hora - que copiar software é mau, e que devem denunciar os vossos amigos para receberem uma recompensa.
    (Clicar no Cancel implica automaticamente a aceitação destas medidas.)

    E novas funcionalidades virão num update que será lançado quando me apetecer, com a garantia de obrigar a três reboots consecutivos durante a instalação e causar conflitos com 90% do hardware existente no mercado.

    ResponderEliminar