Com o Twitter a atrair cada vez mais internautas, decerto terão reparado que é cada vez mais comum a utilização de serviços de "encurtamento de URLs", que transformam um URL longo, num link bem mais curto (e normalmente críptico) que poupará preciosos caracteres.
Isto não é exclusivo do Twitter, sendo praticado em muitos outros sítios como fóruns, mailing lists, chats, etc. O "problema" é que, ao usar estes serviços, estamos a criar uma camada de insegurança - quem nos garante que o link em que estamos a clicar não nos redirecciona para uma página maliciosa?
Seguramente que um link do género http://www.site-a-desconfiar.com vos levantaria alguma suspeita... mas se estiver escondido por trás de um http://tinyurl.com/xyz a coisa fica mais complicada.
Mas, felizmente há quem se preocupe com isso, e tenha criado vários scripts para o greasemonkey que resolvem esta situação.
Com o TinyURL decoder, os links encurtados dos vários serviços serão novamente mostrados no seu estado "expandido". Coisa que também podem fazer com o Psychic TinyURL, que adiciona o URL completo ao título do link.
via [Webmonkey]
2009/04/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
eu uso o long url please
ResponderEliminarUso o LinkExtend um plugin para Firefox.
ResponderEliminarNa verdade faz muito mais do revelar o URL do link
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/10777