Para não pensarem que eu só tenho olhos para o iPhone, aqui está um post sobre o Nokia N97. Mais propriamente, alguns testes que demonstram aquilo que já todos sabemos: que não devem lavar os vossos telemóveis!
Se nalguns testes o N97 mostrou estar à altura do esperado (a tentativa de riscar o ecrã com chaves foi infrutífera.)
Já no teste de colocar o telemóvel sob uma torneira e lavá-lo com sabão... todos poderemos considerar que é um teste que não se recomenda.
2009/06/22
Testes Abusivos ao Nokia N97
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
é, com água não ficou lá muito saudável não! :D
ResponderEliminara seguir ao Nokia N95 este parece me ser o melhor telemovel lançado no mercado pela nokia e um dos melhores em comparandos todos os dispositivos de todas as marcas.
ResponderEliminar@José
ResponderEliminarAté pode atrair muitos Nokia users, o "problema" é este que o Stephen Fry expôs de forma brilhante no seu artigo:
"(...)the N97 is a crushing disappointment.
(...) the Symbian S60 operating system that drives the device is achingly old-fashioned, sluggish and unfriendly. Setting up ‘access points’ is fiddly and horribly yesterday.
(...) It really pains me that I can’t rave about this device. I love what Nokia has given to the market – I was devoted to the Communicator for years – but no one who has used an iPhone would do anything other than laugh, weep or bray with contempt at the N97."
O "problema" é esse... é preciso concorrência, é certo - mas a Nokia não tem feito nada que "impressione" quem já tenha experimentado o iPhone.
(e já lá vão 2 anos desde que o iPhone foi lançado.)
Parece que deste o mote para entrarmos em guerras de palavras e começares tu a defender o iPhone e eu a Nokia e o mais engraçado é que tenho a certeza da minha parte e quase a certeza da tua que nenhum de nós ganha nada com o sucesso de um ou outro. As vezes ponho-me a pensar como nos conseguem por a defender as marcas como se de futebol se trata-se
ResponderEliminarSó quero dizer que não concordo com o "mas a Nokia não tem feito nada que "impressione" quem já tenha experimentado o iPhone".
Já andei com um iPhone uns dias e não me impressionou, refiro-me a mim.
Em relação aquele senhor que desconhecia ele fala ali de configurar os acessos. Eu não tenho nenhum telemovel com WLAN embora esteja a pensar adquirir um mas os dois amigos com quem costumo sempre andar na faculdade, um tem um N80 (dos primeiros com WLAN) e o outro um iPod Touch. O N80 é só fazer ligar e já esta enquanto que o iPod Touch por causa de alguma segurança da rede de cada vez que quer ir a net tem que fazer meia duzia de configurações.
Só disse isto porque é com o que lido no dia a dia.
@José
ResponderEliminarSe tens lido o blog sabes bem que não sou fundamentalista em relação a nada disto. Tenho as minhas opiniões - como toda a gente - e nada tenho contra quem discorde de mim; nem contra admitir os aspectos positivos/negativos de cada aparelho.
Portanto, gosto de "discutir" no sentido de se falar sobre as coisas, e não de entrar em "palhaçadas".
Relativamente ao iPhone, acho que é produto muito bem conseguido (e olha que foi o primeiro produto Apple que tive - nunca me tinha sentido atraído por nada deles até então.)
Depois de anos com Windows Mobile, e a olhar para Nokias (que volto a referir - nunca me atraíram), o iPhone foi o aparelho que mais se aproximou daquilo que eu esperava de um smartphone - e nesse aspecto estou super-satisfeito com ele.
Quantas vezes não se compram "gadgets" que depois da fase inicial de serem novidade acabam encostados, ou que vamos "lutando" para ir utilizando?
Com o iPhone não acontece isso... dá mesmo gozo utilizá-lo continuamente - e a cada novo update vai-se tornando cada vez melhor.
Por outro lado, tem aquela "garantia" de que pelo menos durante um ano não vou ter que me preocupar com novos modelos a sairem de mês a mês.
(Claro que são casos diferentes: a Nokia tem centenas de modelos para todos os segmentos; mas... no meu caso, a Nokia faz-me confusão com a sua profusão de modelos! :)
Voltando ao artigo que referi: repara bem que inverteste o caso.
Não se está a dizer que o iPhone impressiona quem tem um Nokia; mas meramente a referir que quem estiver satisfeito com o iPhone não sente nenhuma vontade de o trocar por um N97 ou qualque outra coisa que a Nokia tenha neste momento.
(Ao contrário do que acontece, por exemplo, com o Palm Pre e possivelmente o Android - que pelo menos causam curiosidade para sabermos que tal se comportam, e que têm até algumas/muitas(?) coisas melhores que o iPhone.)
Não quero com isto dizer que os Nokia são maus; longe disso - continuam a vender milhões, e têm milhões de utilizadores satisfeitos.
Tudo depende do que cada um quer/espera do seu telemóvel.
Para as minhas necessidades, fazer as operações que faço no iPhone seriam impensáveis de serem feitas de forma igualmente simples num Nokia.
Quanto à questão das redes, o teu colega do iPod Touch não deve saber o que faz; já que no iPhone/Touch chegar a um hotspot e configurar-se é algo que se faz em segundos e que nunca mais volta a chatear.
Isso foi um dos testes que fiz com uns amigos que tinham Nokia; chegarmos a um shopping e ligarmo-nos a uma rede, aceder à net, enviar email, fazer uploads de fotos, etc...
E os resultados falaram por si.
Mas novamente: são aparelhos diferentes, com utilizações diferentes; e o facto de eu estar satisfeito e recomendar o iPhone não significa que todas as pessoas tenham que estar descontentes com os seus Nokias, etc.
A questão é: para quem tem um iPhone e queira considerar uma alternativa para "melhor", de momento parece ainda não existir nada no mercado que os faça mudar.
Daí o tal comentário do Stephen Fry que demonstra bem isso (e não é em tom de gozo, porque tal como eu, ele próprio *gostava* que o N97 fosse realmente uma alternativa que o atraísse mais - tendo ele sido grande fã dos Nokia Comunicator na altura.)
Mas lá está, aqui na faculdade a net tem alguns tipos de segurança e não basta configurar uma vez.
ResponderEliminarMas o que queria dizer, sm já reparei que não és fundamentalista, é que continuas a falar em nome de muitas pessoas e acho que devias-te referir mais a ti, porque és tu que gostas do iPhone em relação aos outros. Tu dizes que tens um iPhone e que nenhum outro de dá curiosidade. Eu tenho nokia e deu-me curiosidade experimentar um iPhone mas cansei-me ao final de uma semana.
Por acaso tenho lido o forum e embora tenha começado à pouco tenho gostado dos teus post's.
Eu não falo em nome de outros; falo em meu nome e em nome de amigos próximos que também têm iPhones/Nokias/etc. E é graças a todos que vamos comparando os diversos equipamentos.
ResponderEliminarHá quem tenha iPhones e está satisfeito, há quem tenha Nokias e esteja satisfeito, etc. etc. Portanto, é um grupo heterogéneo.
Eu tenho sempre curiosidade de ver as coisas novas: daí que vá acompanhando o que sai de novo; e daí o tal "desapontamento" por ver que a Nokia não tenha ainda algo que me pudesse fazer *querer* ter um Nokia, tal como a Apple fez com o seu iPhone.
Aliás, até alguns amigos fãs da Nokia, que têm N95 disseram ter ficado eles próprios um pouco desapontados com este N97 (por exemplo, com a falta da aceleração 3D por hardware que existia no N95) portanto não é algo apenas de quem tem iPhones.
Quanto à experiência que tiveste com iPhone - como disse, depende do uso que cada um quiser fazer dele.
Por exemplo, para o uso que eu lhe dou, é essencial ter um plano de dados. Ter um iPhone sem poder usufruir dele *em qualquer lado* seria como teres PC quad core, mas só poderes aceder ao menu da BIOS. :)
A facilidade de acesso ao email, a utilização da Web, e de todas as demais apps... como já disse por várias vezes, para *mim* tornou desnecessária a compra de um netbook (para o uso que eu lhe iria dar.)
Num Nokia, poderia fazer a maioria das coisas, não nego isso - mas não de forma tão intuitiva nem, porque não dizê-lo, aprazível.
Muitas das coisas são coisas que se "podem" fazer num Nokia, mas que acabam por não se fazer. Num iPhone, "podes" e *fazes*.
(As estatísticas de acesso à net deste tipo de aparelhos não mentem, com a maioria dos acessos a serem feitos por iPhones, o que demonstra claramente que quem os tem, *usa-os*.)
Mas, aguardo ansiosamente que a Nokia lance algo "revolucionário", como muitas vezes demonstra nos seus concept videos. Tenho a certeza que eles não andam a dormir. E como disse, a concorrência é boa para todos.
Veja-se a evolução que o Windows Mobile -não- teve durante todos os anos que andou por aí sem concorrência. :)
se calhar o que as estatisticas dizem é que quem acede à net por telemovel maioritariamente tem um iphone.
ResponderEliminar