2009/08/31

Discos, ZFS, Backups e Defrags

Desculpem a ausência de posts... com os problemas que tive no computador, o tempo tem sido ocupado (ou deveria dizer: desperdiçado) a tentar recuperar os dados que não tinham backup.

A cópia continua a ser feita a velocidades infinitesimais que me fazem relembrar os tempos das disquetes... mas ao menos vão continuando, dia após dia, sem grandes problemas - o que me faz ter tempo para ir pensando no próximo sistema... e de arranjar uma forma que evitasse tudo isto.

Uma das opções, como já falei por várias vezes, é considerar um NAS - mas para evitar problemas de hardware específico, a melhor opção será talvez optar por um PC "comum" (que até pode ser montado por um custo bastante aceitável) e usar o FreeNAS.

Acho que terá que ser essa a solução por agora... enquanto não chega algo mais interessante como o ZFS (que infelizmente, depois de prometido para o OS X, ainda não viu a luz do dia.)

Numa altura em que os discos se medem em Terabytes, é incrível como continuamos a depender de sistemas de ficheiros completamente desajustados das necessidades actuais.

Não seria bom ter apenas um "bloco" de armazenamento que garantisse a fiabilidade dos dados, e que pudesse dinamicamente crescer a qualquer momento, sem chatices nem preocupações?


... mas enquanto esse dia não chega e se usam o Windows... façam os possíveis para ter os vossos ficheiros em bom estado, e muitas vezes isso significa: desframentar os ficheiros.


Aproveitando esta lista dos cinco melhores desfragmentadores para Windows, as minhas recomendações - por ordem de preferência pessoal - vão para o sempre útil MyDefrag (ex-JKdefrag) , o Disk Defrag da Auslogics, e o Defraggler.

27 comentários:

  1. O meu preferido é o Perfect Disk. Mas agora q tenho um SSD como disco de boot, não me preocupo com isso. :P

    ResponderEliminar
  2. Creio que te estás a referir a "sistemas Windows". Claro que aqui estás lixado e não tens absolutamente nada excepto os proprietários FATx e NTFS. Coisas do milénio passado que acusam o peso da idade, sendo que na minha opinião já deveriam ter desaparecido há mais de 10 anos. M$ obriga e mais nada!

    Se vais optar por colocar um PC "acessível" dá uma olhada a openSolaris:
    http://www.opensolaris.org/os/community/storage/

    Ou aos seus clones:
    http://www.nexenta.org/os (este uma aproximação entre Ubuntu feel e openSolaris - experimentei há muito tempo atrás e já nem me lembro do que aconteceu mas penso não ter gostado...)

    Há cerca de 2 anos que é o fs de eleição no caso do openSolaris.
    openSolaris rula, e de que forma, podendo se quiseres optar pela versão Live apenas para testar embora não te aconselha. O único senão é o futuro da SUN face à compra pela Oracle mas penso que a Oracle irá aproveitar e desenvolver este sistema de ficheiros..

    @braço.

    PS: O Chromium/Chrome está espectáculo. Já consigo ver este blog e comentar!
    Ainda vai completamente abaixo, deitando por terra a teoria das tabs individuais mas ao ver a evolução desta versão-teste creio que na versão final irão acontecer muitas surpresas.

    ResponderEliminar
  3. Quando tiver isto mais encaminhado depois chateio-te para pedir algumas opiniões sobre o FreeNAS e coisas que tais... :)

    ResponderEliminar
  4. @Carlos nem parece teu pah.

    "Não seria bom ter apenas um "bloco" de armazenamento que garantisse a fiabilidade dos dados, e que pudesse dinamicamente crescer a qualquer momento, sem chatices nem preocupações?"
    Chama-se a isso LVM http://en.wikipedia.org/wiki/Logical_Volume_Manager_%28Linux%29
    Podes crescer à vontade.
    E se keres integridade: nilfs
    http://www.nilfs.org/
    http://en.wikipedia.org/wiki/NILFS

    ResponderEliminar
  5. Uma vez que não tens problemas com Linux e afins, aconselhava-te a ir para o dito pc barato sim, mas com Debian (ou qualquer outra distro que nao o FreeNAS).

    Não que tenha queixas do FreeNAS, mas se vais utilizar para casa, vais sempre acabar por querer fazer algo mais desse servidor (Torrents, Agendar Tareferas, Partilhar Musicas (mt-daapd), etc etc).
    Ainda que o FreeNAS faça algumas destas coisas, acabas por ficar limitado, já que por o FreeNAS ao teu gosto e sem grandes problemas acaba por dar mais trabalho do que por o Debian como NAS e tudo aquilo que precisares.

    Pelo menos é a minha experiência em casa, no work se fosse só para partilhar ficheiros.. aí sim iria utilizar só o FreeNAS.

    ResponderEliminar
  6. @Cláudio

    Obrigado pela sugestão... é outra das opções a considerar.

    No entanto, o objectivo é ser mesmo um "NAS" e pouco mais (fazer os torrents e tal é já um extra jeitoso mas não essencial.)

    ResponderEliminar
  7. Carlos:

    O FreeNAS suporta ZFS. Sem espinhas! É o que uso.
    É baseado num sistema operativo para gente grande, e suporta tudo e mais alguma coisa (inclusive itunes/daap).

    ResponderEliminar
  8. @xpto

    Estás a usar o ZFS no FreeNAS? Recomendas isso para uso a longo prazo (parecia-me que era ainda apenas suporte "experimental")?

    ResponderEliminar
  9. Um NAS, eu tenho uma CH3SNAS a cerca de 2 anos e acho que foi uma das melhores compras que fiz a nivél de informatica!!! Duas gavetas para disco sata, fun_plug.d com torrents, servidor web, nzbget para a usenet, epá tenho lá de tudo!!!!

    No meu blog tenho lá muita informação sobre a conceptronic ch3snas.

    PS: Esta também para sair um novo NAS super barato e com umas funções bem interessantes:

    http://cria-o-teu-avatar.blogspot.com/2009/08/xtreamer-etrayz-um-nas-promissor.html

    ResponderEliminar
  10. O Time machine é uma maravilha.
    Também ao chegar das férias tinha o HD de 250GB do MB "pifado".

    Em 3,5 horas o Time Machine tinha-me colocado no estado do dia de partira para férias.
    Só foi pena não me "restaurar" os dias restantes de férias deste ano.

    ResponderEliminar
  11. @Nasp
    Para mim no mínimo teria que suportar 4 discos (idealmente 5 ou 6) em RAID5... 2 Discos dão apenas para ter 2TB com redundância. :(


    @Kincas
    Sim, é preciso que cada vez mais surjam soluções do estilo Time Machine. :)
    (Isto, se não começarmos todos a ter tudo na "cloud".)

    ResponderEliminar
  12. O Time Machine tb esta adaptado na CH3SNAS, e por acaso é o melhor sistema de backups que conheço!

    ResponderEliminar
  13. @Carlos

    Para mais discos tens a DNS-343, para 4 discos, tb é fun_plug.d o que também dá para colocar com torrents, web server, etc...

    ResponderEliminar
  14. Carlos:

    Sim, estou a usar ZFS em FreeNAS. Tira a ultima versão do FreeNAS e experimenta. Neste momento já é tudo configurável por ambiente gráfico. Pessoalmente nunca tive problema nenhum, mas é claro que à medida que o ZFS vai sendo refinado no FreeBSD, vai sendo actualizado também no FreeNAS. Não te esqueças de adicionar as variáveis de tunning recomendadas.
    Qualquer duvida apita

    ResponderEliminar
  15. Colaborando acho o Ultimate Defrag 2009, EXCELENTE, depois que pega o jeito de usar, é muito prático e deixa teu disco do jeito que vc quiser!!!!

    ResponderEliminar
  16. @xpto

    Tenho estado a tentar perceber melhor o ZFS, mas admito que até fico com a cabeça a andar à roda de tanto virtual devices, pools, etc. :)

    Pensei que com o ZFS pudesse ter redundancia e fácil expansão, mas pelo exemplo que encontrei para fazer expansão de ZFS no FreeNAS, fiquei todo baralhou.

    ResponderEliminar
  17. Encontrei um método mais simples... ufa.
    Resta saber se funciona no modo RaidZ do ZFS.

    ResponderEliminar
  18. Carlos

    Existe um video no youtube chamado "Preview of ZFS on FreeNAS 0.7 Server" que te mostra como implementar a coisa de forma fácil.
    O próprio handbook do FreeBSD contém alguma informação útil, nomeadamente para snapshots e compressão. Mas não me parece que vás usar nada disso.

    http://freebsd.org/doc/en/books/handbook/filesystems-zfs.html

    Sinceramente ainda nao tive necessidade de aumentar o espaço em disco, mas pelo que li do artigo, basicamente começas por baixar um disco na pool, trocas esse mesmo disco fisicamente(por outro maior). E finalmente actualizas a pool. Se trocaste o primeiro disco será da0 se trocaste o segundo será da1 e por aí fora. A minha unica duvida é se será necessário formatar o disco como zfs antes de o adicionar à pool, ou se ele é formatado automaticamente. Mas tb senão for, usas o processo explicado no video para adicionar um novo disco como zfs. Depois é juntá-lo à pool via linha de comandos. Mas atenção que se adicionares apenas um disco à pool perdes a redundancia, penso eu de que, tambem terei de investigar melhor.

    ResponderEliminar
  19. Carlos..

    Ainda sobre a redundância..
    Alguns poderão dizer "ah mas eu com o lvm do linux adiciono espaço sem problemas, tiro e ponho e ponho e tiro." Mas é que uma coisa é adicionar espaço, outra coisa é redundância, ao nível do filesystem feita pelo ZFS.

    ResponderEliminar
  20. Tive a fazer umas experiências numa máquina virtual e não correu lá muito bem tirar um disco "à bruta" do ZFS no FreeNAS (mas acho que se calhar fui eu que fiz mal, vou ter que repetir os testes) - a minha ideia era mesmo essa, ir substituindo 1 a 1, mas aquilo ficou de uma maneira que já nem fazia attach/detach/scrub dos discos...

    ResponderEliminar
  21. Entao este fim.de.semana ver se faço uns testes também.

    ResponderEliminar
  22. Carlos..

    Tenho estado a fazer alguns testes e ficam desde já algumas ideias chave.
    Depois da pool estar criada não é possível adicionar um novo disco a essa mesma pool. Pode parecer estranho mas é assim que o ZFS funciona. Solução..
    No caso, de avaria no disco, a solução será substituir um disco por outro, mantendo o mesmo device. Ou seja, o ad6 antigo será o ad6 novo. (atenção que trocar acidentalmente os canais do disco durante a substituição física pode dar problemas).
    Até aqui tudo bem, é pacifico, mas se estivermos a falar de expansão em raidz ou raidz2, adicionar simplesmente um disco maior não é solução. Isto porque o raid será sempre reconstruido pelo disco mais pequeno, logo o espaço adicional será desperdiçado.
    Solução..
    Criar um segundo raidz e depois adicioná-lo à pool. Claro que isto te obriga a acrescentar logo 3 discos de uma assentada, mas para já é assim que funciona. Se entretanto andar por aí algum guru de Solaris com soluções alternativas, que apite.

    ResponderEliminar
  23. @xpto

    Mas a questão é... se no ZFS raidz, fores trocando os discos 1 a 1, até que o disco mais pequeno passe a ser maior, o espaço útil é actualizado?

    Ou seja, se tivermos 4x500GB, e depois formos trocando um a um (e reconstruindo) por 4x1TB, no fim ficamos com o espaço extra?

    ResponderEliminar
  24. Carlos..

    Acabo de testar isso, aparentemente funciona.

    ResponderEliminar
  25. Então... continua a ser uma opção a considerar. :)
    Terei que fazer mais uns testes pra me ir habituando ao modo de funcionamento da coisa.

    ResponderEliminar
  26. A próxima versão do FreeNAS deve actualizar também o ZFS.
    Neste momento tem a versão 6 enquanto que o FreeBSD 7.2 stable já tem a versao 13. Se a par disso afinarem também a parte gráfica relativa ao ZFS, não tenho duvidas que será um luxo.

    ResponderEliminar