2009/09/22

Noticias do Dia

Os discos Sata de 6Gbps estão a chegar, Pico-computadores que não se intimidam com vídeo 1080p, um cubo de Rubik para "loucos", e o novo media player Popcorn Hour... entre outras novidades.


Seagate anuncia 1º disco SATA 6Gbps


Enquanto muitos utilizadores ainda terão discos PATA nos seus computadores, a Seagate prepara-se já para fornecer discos com a mais recente versão do interface SATA, permitindo velocidades de 6Gbps (o dobro do SATA 2 utilizado actualmente.)
As honras ficaram a cargo do seu disco Barracuda de 2TB com 64MB de cache e que inicialmente custará uns bem inflaccionados $299.


Pico-ITX Media Center capaz de reproduzir vídeo FullHD


Relembrando que os computadores não se medem aos palmos, que tal vos parece a ideia de ter um media center que dispensa ventoinhas, com uma motherboard pouco maior que um cartão de crédito?
Tradicionalmente, estes sistemas Pico-ITX eram pequenos, mas falhavam num aspecto essencial: a possibilidade de reproduzir vídeo em alta-definição 1080p.

Mas parece que esse problema está agora resolvido, graças ao VX855 Media System Processor.



... de que é que os fabricantes estão à espera para integrar uma coisa destas nos seus netbooks?


Rubik ao "Cubo"?

Se o cubo de Rubik não tem segredos para vocês, que tal aumentarem um pouco a dificuldade com este Dodecaedro mágico, que multiplica a dificuldade oferecendo 12 planos por onde passear as vossas peças coloridas?




Fabuloso... e certamente desesperante! :)


Popcorn Hour C-200

Se são fãs do Popcorn Hour, mas acham que o A100/110 não vos enche as medidas, então que me dizem do novo modelo Popcorn Hour C-200?


Oferecendo tudo o que o anterior modelo oferecia, mas adicionando WiFi, um display LCD e uma baía onde podem encaixar um drive Blu-Ray; este modelo pretende assim justificar o custo extra.


Motherboards Híbridas dual-CPU

Bem a propósito de algo que recentemente me tem "atormentado", que tal ter um computador 2-em-1 que oferecesse o máximo desempenho quando necessário, e a máxima poupança energética nas restantes ocasiões?



É isso que a DFI está a tentar fazer com a sua motherboard híbrida que consegue consegue adicionar todo um sistema Atom/Ion do outro lado de uma motherboard "convencional".



Parecia-me mais simples usar um modo "ultra-low-power" que utilizasse o CPU principal... mas eles lá sabem.
(por falar nisso, ainda tenho que fazer um review ao Splashtop que veio no novo PC. :)

6 comentários:

  1. Esse Popcorn Hour C-200 é caríssimo... ainda há dias publiquei um artigo sobre outro que faz muito do que esse promete (pelo menos é o que me parece). O eGreat custa apenas metade do Popcorn e pode ter wi-fi também (opcional).

    Um TV Media Center muito interessante (parte 2): eGreat NetWorked Media Tank E34A, a concorrência actual, MediaLink para PS3 e o futuro das TVs
    .

    ResponderEliminar
  2. Paulo, há um popcorn da mesma gama e preço do eGreat que também pode ter wi-fi. Esses 2 andam sempre a par... por isso parece-me é que o eGreat agora irá lançar um desta mesma gama que este popcorn... não? :)

    ResponderEliminar
  3. Sim, talvez realmente. No site dos produtos eGreat tem por lá produtos mais evoluídos do que aquele que me refiro. No meu artigo está por lá o link.

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao Pico-ITX, será que também lê HD, mas videos em Flash?

    O Sistema ION da Nvidia é semelhante mas um pouco maiorzito e não lê Flash HD nas melhores condições!!

    ResponderEliminar
  5. tb já começam a sair os primeiros produtos com USB 3.0, muito mais no início de 2010.

    ResponderEliminar
  6. @Nasp

    Quanto ao Flash, terá que se ver... Isto de ler os 1080p imagino que tenha a ver com hardware optimizado para os tradicionais codecs (tal como a Nvidia/ATI faz com a aceleração por hardware nas suas placas) - no entanto o Flash ainda não utiliza essa aceleração (tanto quanto sei) pelo que... deverá depender mais da potência do CPU.

    @Anónimo
    Sim, o USB3.0 estará para chegar... mas não acredito que vá ser uma coisa "rápida". Vai demorar o seu tempo até que se torne comum - e como já foi dito, o USB 2.0 irá permanecer ainda durante muitos e longos anos.
    Quando o USB 3.0 começar a ser popular já se estará certamente a falar do 4.0! :)

    ResponderEliminar