2009/09/29

Noticias do Dia

Notícias (boas e más) que nos chegam da Apple, um sistema operativo do futuro que nos chega da Microsoft, os novos CPUs da Intel, como ver vídeos HD em Flash num netbook sem problemas... e um mini-mini-netbook Linux que custa apenas $38.


App Store atinge 2 Mil Milhões de Downloads

A verdadeira galinha dos ovos de ouro de Apple continua imparável, tendo agora sido atingida a marca dos 2 mil milhões de Apps descarregadas para iPhones e iPods Touch.
Certamente que a grande maioria serão Apps gratuitas... mas é a prova de que a App Store foi/é um marco importante na forma como se distribuem programas, permitindo o acesso fácil e rápido, assim como uma forma de pagamento "transparente." (Por algum motivo inúmeras outras companhias se apressaram a copiar o sistema... mas falta ver se terão igual sucesso.)

Aliás, as preocupações são tantas que até os fabricantes de consolas de jogos começam a sentir a pressão crescente dos dispositivos da Apple. (Eu que o diga, que desde que tenho o iPhone raramente pego na Nintendo DS - que dantes me servia de companhia nos tempos "mortos.")

Mas como todos sabemos, nem tudo são rosas...

Apple força Updates Indesejados aos Utilizadores


Lembram-se daquele célebre episódio com a Apple a instalar o Safari, e mais tarde o serviço "Bonjour", sem o vosso conhecimento? Em vez de aprenderem com os erros passados, parece que preferem continuar a tomar decisões em nome dos seus clientes.

Desta vez, estão a tentar empurrar-nos um iPhone Configuration Utility, que aparentemente não oferece qualquer funcionalidade que possa ser utilizada pela maioria dos utilizadores; numa altura em que o iTunes "pesa" já mais de 100MB e começa a dar demasiado trabalho para ser limpo de toda a tralha desencessária!
(Eu já arranjei a minha solução - ter uma máquina virtual só com um XP e um iTunes, só para fazer o backup e update do iPhone e *nada mais*! Livrando-me de todo o lixo na minha máquina principal. Pimba!)


Microsoft Barrelfish

A Microsoft está a trabalhar para dar uso, de forma eficiente, aos actuais (e futuros) processadores multicore. O seu sistema operativo Barrelfish foi concebido de raiz para trabalhar com múltiplos processadores simultâneamente.

Por acaso, ainda recentemente reflecti sobre o ponto da situação dos sistemas operativos actuais, e me interroguei se serão realmente os mais indicados para o hardware actual.
Afinal, estamos a falar de sistemas operativos que têm as suas raízes no tempo em que a memória era um bem precioso, e em que havia necessidade de usar o disco rígido como memória "virtual".
Actualmente, temos CPUs com múltiplos processadores no seu interiors, máquinas com gigabytes de memória que dispensariam o uso da memória virtual na maioria das situações, e muitas mais coisas que mudam completamente a forma como um sistema operativo devia ser concebido.

Bem sei que se vão fazendo adaptações aos sistemas operativos para ir aproveitando estas novidades... mas.... será que a própria estrutura onde se apoiam não começará já a estar demasiado desajustada da realidade?


Intel Clarkdale e Arrandale

Mais uma prova da evolução do hardware, os novos chips da Intel denominados Clarkdale e Arrandale de apenas 32nm começam a demonstrar o que valem, com o seu GPU integrado que irá mudar o panorama dos computadores sem placa gráfica.

Estes novos CPUs com GPU integrado serão bastante apreciados por quem precisar de alto-desempenho com consumos reduzidos; já que foi demonstrado num sistema que gastava apenas 28W em idle e uns meros 70W em carga. (O que será bem interessante para computadores "always-on", para media-centers e muitos outros casos.)


Zipit "netbook"

Gostam dos mini-netbooks que por aí andam, mas não gostam do preço?
E se vos disses que podem ter um produto semelhante por apenas... $38?

Este Zipit não tem tido uma carreira brilhante... Começou como um terminal de mensagens que custava $149 (e que foi um fracasso comercial) e mesmo depois de ter visto o seu preço reduzido para $38 não tem tido grande sucesso.

Mas isso pode mudar rapidamente, já que alguém se deu ao trabalho de o transformar num verdadeiro computador linux - e de forma simples, como podem ver no seguinte vídeo.



É certo que um CPU a 300Mhz e 32MB de RAM não fazem milagres, mas... mesmo assim... não me digam que não ficam tentados por $38 USD? :)


Vídeo 720p em Flash num Netbook

Uma das principais críticas dos possuidores de netbooks é o fraco desempenho que têm quando tentam ver vídeo em alta-definição em Flash. Pois bem, parece que em breve isso será coisa do passado... se tiverem um netbook com a plataforma Nvidia ION.




Foi demonstrado recentemente um vídeo 720p em flash a correr sem problemas num HP Mini 311, como podem ver no seguinte vídeo por volta dos 1:20.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)