Ninguém pode negar que as actuais câmaras digitais começam a ter um desempenho fabuloso que coloca em causa as tradicionais câmaras de cinema (de película.)
Mas, já que isso é um assunto delicado, nada como fazer uns testes, certo?
(Afinal, o mesmo já foi feito com audiófilos, que se revelaram incapazes de distinguir entre cabos que custam milhares de euros e... pedaços de arame tirados de um cabide.)
Quem lança o desafio é Shane Hurlbut, que trabalhou em filmes como Into the Blue e Terminator Salvation. Sendo um grande fã da Canon 5D Mark II (eu também!) pede aos espectadores que tentem adivinhar que partes foram filmadas com câmaras digitais (uma 5D Mark II e uma Sony 950) e que partes foram filmadas com película, numa Arri 235.
Portanto, se têm uma 5D Mark II, de que estão à espera para fazer uns filmes de acção?
(E não se esqueçam que irão ganhar vídeo 1080p a 24 e 25fps no próximo ano com um update do firmware. :)
Correcção: o update é para ter 1080p a 24 e 25fps, 30 fps é suportado desde o lançamento.
ResponderEliminarEstou muito contente com a minha 5DmII mas a 7D para quem faz desporto é também muito apetecível :D
Corrigido, thanks.
ResponderEliminarO cinema/vídeo digital é uma pequena maravilha que veio revolucionar a industria de Hollywood e acima de tudo dar uma força enorme ao cinema independente.
ResponderEliminarEu adoro cinema digital. Tive o prazer de filmar uma curta com uma RED e fiquei muito fã.
Mas película... Há qualquer de especial na película.
E não me venham dizer que se pode obter o mesmo efeito com pós-produção digital.
Eu sei que se pode. E sei que se faz. Mas se estamos a copiar uma estética visual de um medium a caminhar para o seu fim de vida acho que apenas significa que todos nós reconhecemos que existe algo de especial na película.
@Marabyte
ResponderEliminarEntão já andaste a "brincar" com uma RED? Muito bem! :)
É interessante que se comece a poder fazer "quase o mesmo", com máquinas bem mais acessíveis, como é o caso da 5D Mark II.
Quanto à película, é certo que deixará saudades... mas acho que é preciso evoluir e não ficarmos presos a limitações dos "antigamente."
Por exemplo, "irrita-me" que tanto se insista na questão dos 24fps, para reproduzir a experiência do "cinema" - quando isso se deveu apenas às limitações existentes ba altura (como frequência "mínima" para poupar película.)
Com captura e projecção digital, bem que poderíamos ter 60fps ou mais, para maior realismo.
(Fico fulo com pans horizontais a 24fps "aos saltos")